São Paulo – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, visita a Palestina na próxima segunda-feira (15), na primeira viagem de um chanceler brasileiro à nação árabe desde que o País reconheceu a Palestina como Estado, em dezembro de 2010.
Na agenda de Patriota estão marcados encontros com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, o chanceler Riad Malki, o primeiro-ministro Salam Fayyad e o negociador-chefe da Organização para Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat.
Nas reuniões, serão abordados temas da agenda bilateral, questões do processo de paz com Israel, além de projetos de cooperação nas áreas de saúde, urbanismo e agricultura.
No dia anterior, o brasileiro estará em Israel para reuniões com o presidente Shimon Peres, o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, o chanceler Avigdor Lieberman, o ministro de Inteligência e Energia Atômica, Dan Meridor, e o Ministro de Ciência e Tecnologia, Daniel Hershkowitz.
O Brasil vem constantemente apoiando a criação de um Estado palestino no âmbito das Nações Unidas. Em seu discurso na abertura da 67ª Assembleia Geral da ONU, em 25 de setembro, em Nova York, a presidente Dilma Rousseff afirmou que “apenas uma Palestina livre e soberana poderá atender aos legítimos anseios de Israel por paz”, em referência aos conflitos em decorrência da ocupação israelenses nos territórios árabes.
Segundo o Itamaraty, em 2011 o intercâmbio comercial entre Brasil e Palestina foi de US$ 15,8 milhões, enquanto que no primeiro semestre de 2012 o montante foi de US$ 10,6 milhões. Para o Itamaraty, o acordo de livre comércio Mercosul-Palestina, firmado em 2011, possibilitará o fortalecimento das relações comerciais.

