São Paulo – A 3ª Cúpula América do Sul – Países Árabes (Aspa), que ocorrerá em Lima, no Peru, nos dias 01 e 02 de outubro, terá seus temas encaminhados por representantes das duas regiões paralelamente à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que começou nesta terça-feira (18) em Nova York, nos Estados Unidos, e segue até 01 de outubro. A informação é do Itamaraty. A Aspa reúne líderes das duas regiões para tratar de assuntos de interesse comum.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, há alguns temas que já estão na pauta da cúpula propriamente dita. Um deles é um acordo de cooperação para facilitação do fluxo de turistas entre as duas regiões. Outro é um plano que a Liga Árabe está fazendo a respeito da conectividade aérea e marítima entre América do Sul e mundo árabe. Também deverão entrar na agenda a divulgação de informação sobre as duas regiões e o fluxo de investimentos.
O Itamaraty informa, no entanto, que estes são temas preliminares e a pauta ainda pode mudar após as discussões em Nova York. O ministério define a próxima Aspa como uma oportunidade para interação entre as lideranças das duas regiões após a Primavera Árabe.
No fórum empresarial, que ocorrerá paralelamente à reunião de chefes de estado e governo, no Swissotel, um dos temas que deverá estar em pauta, segundo o Itamaraty, é a criação de uma federação de câmaras de comércio árabes e sul-americanas. O encontro é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Peru juntamente com a Sociedade de Comércio Exterior do Peru (Comexperu).
De acordo com o Itamaraty, ainda não está confirmada a ida da presidente Dilma Rousseff ao encontro em Lima. Segundo informações da Andina, agência de notícias do governo peruano, pelo menos cinco líderes árabes confirmaram presença na cúpula. A reunião de líderes ocorrerá nas instalações do Ministério da Cultura do Peru e a abertura no Grande Teatro Nacional do Peru.

