São Paulo – O Pavilhão do Brasil recebeu um total de 2,12 milhões de visitantes durante os seis meses de Expo 2020 Dubai. O megaevento foi encerrado no dia 31 de março. O espaço brasileiro foi coordenado e idealizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e contou com diferentes exposições.
Segundo o site do jornal The National, no total a primeira exposição universal em território árabe recebeu mais de 23 milhões de visitas entre 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022.
O espaço brasileiro recebeu, só no último dia de evento, 42.424 pessoas. O pavilhão esteve entre os cinco mais visitados da exposição. O Brasil contou com 17 parceiros, entre órgãos de governo e estados, e recebeu autoridades e investidores.
A chefe de Operações do Escritório da ApexBrasil, Karen Jones, apontou que o legado maior do evento é a aproximação dos dois países. “A Expo foi muito além do parque de exposições, houve missões de vários setores e de vários estados que puderam aprender e conhecer mais sobre o país. Isso vai se desenvolver em relacionamento, em negócios e em parcerias futuras”, disse Jones, em nota.
A cerimônia de encerramento do Pavilhão Brasil reuniu autoridades da Itaipu Binacional, última expositora do espaço, além de nomes como o embaixador do Brasil nos Emirados, Fernando Igreja. “Estamos construindo uma nova etapa dessa relação, mostrando aos Emirados Árabes e a toda essa região a nossa força, nossa pujança, nossa capacidade, de renovação de ser alegre, de nos envolver. Não é um fim, é uma continuidade da nossa presença nessa região”, afirmou o diplomata.
O comissário-geral do Brasil para a Expo 2020 Dubai, Elias Martins Filho, lembrou da participação ativa do País em exposições universais, tendo participado desde a primeira delas, em Londres, em 1851. E o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Roberto Escoto, lembrou que o evento é uma plataforma para a promoção da imagem do País.
Expo 2025
A próxima Expo está marcada para 2025, em Osaka, no Japão. O Brasil já confirmou presença no megaevento. A ApexBrasil também organizará a participação brasileira na exposição japonesa.