Dubai – O Pavilhão do Brasil na Gulfood, maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, terá 105 empresas. O espaço foi inaugurado nesta segunda-feira (20), primeiro dia do evento que acontece em Dubai, Emirados Árabes Unidos, e segue até 24 de fevereiro. A cerimônia de abertura do Pavilhão do Brasil contou com pronunciamento de autoridades do setor público e privado.
A participação das empresas nos pavilhões nacionais é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e tem 68 companhias dos mais diversos setores. Também com o apoio da ApexBrasil, outras 22 marcas associadas da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e 15 da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) estão em pavilhões no setor de carnes.
A ApexBrasil estima que o volume de negócios na feira chegue a US$ 4,5 bilhões, somando o montante de resultado em negócios imediatos e o dos 12 meses subsequentes ao evento. “Essa feira é muito esperada, porque é a nossa primeira Gulfood sem precisar fazer teste de covid em alguns anos. Esperamos grande movimentação, já que somos 105 empresas brasileiras”, apontou a gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Paula Soares.
Tatiana Riera, chefe de Operações no escritório da ApexBrasil em Dubai destacou como o evento é uma vitrine importante para marcas do Brasil expandirem seus negócios. “Dubai é um hub regional e até mesmo global”, disse.
Para Rafael Solimeo, diretor do escritório de Dubai da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, esta edição também traz um marco. “Essa é a primeira Gulfood onde temos a parceria da Câmara Árabe com a Apex no projeto Halal do Brasil. Esse é um projeto muito importante para nós, porque vemos a relevância dessa certificação halal. Temos boas expectativas com essa parceria”, apontou ele.
A ApexBrasil e a Câmara Árabe levam adiante juntas o projeto, que tem por objetivo expandir a participação brasileira no mercado de produtos halal, especialmente fornecendo alimentos de maior valor agregado. A iniciativa promove duas atividades no período da Gulfood. A Câmara Árabe também organiza espaços na Gulfood, tendo 11 empresas expositoras (leia abaixo sobre os dois assunto).
- Conheça as empresas que a Câmara Árabe levou para a feira
- Projeto Halal do Brasil terá eventos durante a Gulfood
Também falaram na abertura do Pavilhão do Brasil, Antônio Camardelli, presidente da Abiec, e Ricardo Santin, presidente da ABPA. Na ocasião, ambos celebraram as parcerias das associações com a ApexBrasil. “É muita satisfação estar presente em mais uma feira. Somos associados à Apex desde 2021 e sabemos dessa trajetória. Dentro do próprio estande da Abiec vemos [essa evolução]”, disse Camardelli. “Temos que agradecer por nos possibilitar fazerem esse grande trabalho e levar o Brasil a diante”, afirmou Santin.
Outra autoridade na cerimônia foi Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa). “Precisamos incentivar mais e mais a agricultura no Brasil para poder trazer mais empresas para a Gulfood”, apontou o secretário.
Já a embaixadora Eliana Zugaib, encarregada de negócios da Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, destacou a inovação e a sustentabilidade como pontos fortes para o Brasil utilizar no evento. “Essa feira é uma plataforma das mais importantes para que se atinja o mercado regional e local. Esta já é a 15ª participação do Brasil na feira. Espero que tenhamos o mesmo sucesso dos últimos anos”, apontou a diplomata.