São Paulo – Uma construção branca e ovalada com 28 asas remete à silhueta de um falcão, animal símbolo do país. É impossível não ver – ou visitar, apesar das imensas filas – o pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo 2020 Dubai. Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava em uma área de mais de 15 mil metros quadrados, com pátios e jardins externos, esta é uma das maiores atrações da exposição universal, que já recebeu mais de três milhões de visitantes.
As asas do falcão abrem e giram de acordo com a posição do sol, pois contêm painéis solares que sustentam a energia do pavilhão. Na área construída há três andares que contam a história da fundação do país, prestes a completar 50 anos de sua fundação, ou como eles gostam de chamar, o Jubileu de Ouro, em 02 de dezembro. O pavilhão traz também a visão ambiciosa dos fundadores dos Emirados, apresentando ao mundo o desenvolvimento e as conquistas do país e suas metas para os próximos 50 anos.
Um oásis oferece uma experiência sensorial para os visitantes logo na porta de entrada do pavilhão. Em uma sala escura, os turistas experimentam o Deserto dos Sonhos, com dunas de areia de verdade em uma grande sala com projeções de camelos e com textos na areia e em telas de vidro que contam um pouco da história do país. Uma das frases do fundador dos emirados, Zayed bin Sultan Al Nahyan, diz: “Unidade é o caminho para a força, honra e o bem comum”. Outra frase projetada nas areias diz que “há 50 anos, isso tudo era apenas um sonho”.
Em cubos de vidro com areia dentro, o pavilhão também destaca o povo emirati e seus expatriados de mais de 200 nacionalidades, seus conhecimentos, conquistas, patriotismo, excelência e liderança. Há projeções e ainda uma sala com vídeos com histórias de pessoas e famílias que vivem nos Emirados e suas conquistas no país.
No andar de cima, há plantas do deserto e amostras de areia dos sete emirados, com tons diferentes de marrom e bege. Uma claraboia central imita o logotipo da Expo 2020 Dubai e ilumina naturalmente o pavilhão, que traz como mensagem a ideia de que o país árabe é o melhor lugar para conquistar seus sonhos.
Na área externa, há ainda uma exposição de esculturas de artistas emiratis. Toda noite há apresentações de música e performances culturais. O pavilhão fica na área Al Forsan da Expo e está aberto para visitas diariamente, das 10h às 22h.