São Paulo – Um retângulo inclinado e espelhado, como uma espaçonave pronta para voar. O pavilhão da Arábia Saudita se destaca diante dos 191 outros países em exibição na Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A tela espelhada do lado de fora tem 1.320 metros quadrados. Por dentro, cinco andares mostram a cultura e o patrimônio do país, suas paisagens naturais, seu desenvolvimento e ambições futuras. A ideia do pavilhão é ser ‘uma janela do país para o mundo’, apresentando a Arábia Saudita como destino turístico e de investimentos, e atrair as pessoas a visitar e estabelecer seus negócios lá.
Pessoas, Patrimônio, Natureza e Oportunidade são os quatro pilares principais do pavilhão. Por esse passeio, os visitantes podem conhecer o reino mais de perto e aprender sobre sua cultura, patrimônio, diversidade natural e oportunidades de investimento.
O prédio de última geração combina arquitetura e tecnologia digital. Com design inovador e sustentável, o pavilhão recebeu a certificação LEED Platinum de sustentabilidade e é um dos edifícios mais sustentáveis do mundo atualmente, com 650 painéis solares.
Projetado pelo escritório de arquitetura britânico Boris Micka Associates, o pavilhão tem área de 13.069 metros quadrados, ou o tamanho de dois campos de futebol. É o segundo maior pavilhão da Expo 2020, atrás apenas do pavilhão dos Emirados Árabes.
Ele foi reconhecido três vezes pelo Guinness World Record, pelo maior piso de iluminação interativa, com cerca de oito mil luzes LED, a maior fonte interativa de água, com 32 metros, e a maior tela espelhada de LED (fachada externa), com 1.320 metros quadrados.
Um dos destaques é o espaço ‘Visão’, que leva os visitantes a uma viagem imersiva pelo passado, presente e futuro do país. Uma esfera virtual flutuante com quase 30 metros de diâmetro é uma instalação de arte feita por um coletivo de artistas sauditas. No ‘Discovery Center’, os visitantes podem conhecer melhor sobre a economia e os investimentos sauditas, as artes e a cultura, a natureza, a energia e outros setores.
A estrutura também apresenta uma instalação artística de 2.030 cristais cintilantes, suspensos sobre uma escada rolante para se assemelhar a uma janela que se abre para o céu. O número de cristais é o ano de entrega do plano Visão 2030.
Sua costa intocada, vastos desertos, terrenos montanhosos e biodiversidade são mostrados nos imensos telões de LED, do chão ao teto, além de uma espécie de mesa de LED circular. Destinos turísticos no deserto, a produção de rosas (foto de capa), a peregrinação à Meca (Hajj), são imagens impressionantes.
A tecnologia inteligente é empregada em todo o pavilhão, com monitores digitais levando os visitantes pelos projetos mais recentes do país, incluindo os planos de turismo do Mar Vermelho, a cidade inteligente Neom e a cidade de entretenimento Qiddiya.
Em um convite para visitar os locais culturais do Reino – muitos dos quais só recentemente foram abertos à comunidade internacional – vídeos mostram 14 paisagens culturais da Arábia Saudita, incluindo locais do patrimônio mundial da Unesco, como o distrito de At-Turaif em Ad-Diriyah, o sítio arqueológico de Hegra em AlUla, a histórica Jeddah, a arte rupestre na região de Hail, e o oásis Al-Ahsa.
Como a maioria dos pavilhões da Expo, o da Arábia Saudita se transforma do dia para a noite. De dia, é possível encontrar seu reflexo pelo teto do prédio espelhado. À noite, um espetáculo de luzes, imagens e música tomam conta da fachada do prédio.
Experiências imersivas conduzem os visitantes a uma jornada pelo país que vem se abrindo cada vez mais, dentro do plano de transformação nacional Visão 2030. O país se candidatou a sediar a Expo 2030 em sua capital, Riad.
O entretenimento também tem sido uma parte importante da programação do reino na Expo, com shows diários na grande área externa do pavilhão.
A visita termina com uma loja de presentes, a cafeteria Sard, que serve diversos tipos de café e tâmaras sauditas que perfumam o ambiente, e uma sorveteria típica, para amenizar o calor de Dubai. Mais de 500 mil pessoas já visitaram o pavilhão saudita na Expo 2020 desde a abertura da exposição.