São Paulo – O outono chegou e as temperaturas não devem demorar a baixar. Quem quer curtir o frio da Serra da Mantiqueira sem, no entanto, enfrentar os hotéis e ruas lotadas de Campos do Jordão, pode descansar em São Francisco Xavier, a 138 quilômetros de São Paulo. Assim como Campos, a pequena cidade, que, na verdade, é um distrito de São José dos Campos, fica escondida no meio da serra e a 74 quilômetros da vizinha mais famosa. A 720 metros de altitude, também entrega o frio que os turistas tanto procuram. Lá, já foram registradas mínimas de 1,5 ºC.
Ao chegar ao "centro" de São Francisco Xavier, não se engane: você está no lugar certo. Quase não há lojas, trânsito nem ruas lotadas. Os poucos comerciantes vivem do turismo e os outros moradores – são 2.867 – tiram seu sustento da agricultura e da pecuária.
São Francisco é pacata desde que foi fundada, em 1892. A região já era ocupada por fazendeiros, mas atraiu muitos tropeiros que paravam para descansar nas matas da Serra da Mantiqueira e decidiram viver ali.
Este ambiente pacífico, porém, já foi ameaçado. Como é uma região de difícil acesso, abrigou soldados na revolução constitucionalista de 1932. Naquela época, muitas famílias foram embora porque tinham medo da revolução e da violência. Depois dos turbulentos anos 30, São Francisco Xavier recuperou a tranquilidade que mantém até hoje.
Os tempos turbulentos ficaram para trás e hoje São Francisco transmite ao visitante uma sensação rara na cidade grande: a de que o tempo demora a passar. O ar puro e o som de pássaros e grilos convidam os hóspedes a desfrutar de serviços de massagem (oriental, nas mãos, nos pés…) que a maioria das pousadas oferece. Os visitantes também podem fazer hidromassagem ou banho de ofurô no próprio quarto com vista para a Serra da Mantiqueira. Algumas pousadas vão além e investem até em cardápios elaborados com ingredientes orgânicos e saudáveis.
Por falar em gastronomia, São Francisco sabe cativar o turista pelo garfo. Muitos locais apostam nos pratos feitos com peixe. Outros são especialistas em receitas com ingredientes da culinária brasileira (abóbora, mandioca, carne-seca…). Há restaurantes que se aventuram pela cozinha contemporânea e não temem preparar pratos ricos em funghi ou shiitake nem criações elaboradas. As opções são muitas e o tempo de espera pelos pratos também. O que pode ser um desafio para os mais famintos se torna agradável surpresa. Os pratos demoram porque são preparados na hora e vêm sempre fresquinhos (ou fumegantes).
Se a cidade parece pacata demais, não se engane. São Francisco Xavier também oferece aventura – que começa na chegada às pousadas, quase sempre por uma estrada de terra – e contato com a natureza. Como fica no meio da serra em um terreno acidentado, o distrito tem diversas quedas d’água e trilhas. Dá para praticar esportes radicais entre as árvores e matas fechadas.
Os mais aventureiros podem fazer uma caminhada de cerca de seis horas até a Pedra da Onça, onde uma vista panorâmica espera os corajosos andarilhos. Quem não quer fazer todo esse "sacrifício" se diverte em uma trilha mais leve, de cerca de seis quilômetros, até a Toca do Muriqui, nome do macaco símbolo da cidade, que pode ser visto no trajeto. Os mais ousados podem enfrentar corredeiras dentro de um bote individual ou subir até uma das montanhas de onde é possível saltar para praticar voo livre. São Francisco tem opções de passeios e diversão para (quase) todos os gostos. E com pouca badalação.
Serviço
Onde ficar
Pousada a Rosa e o Rei
Estrada Municipal Ezequiel Alves Graciano, 10.100. Tel.: (12) 9771-0924 e 3797-6955
Site.: www.arosaeorei.com.br
Pousada Serra do Luar
Estrada de Santa Barbara, 6.789. Tel.: (12) 3926-1402 e 3926-1739
Site.: www.pousadaserradoluar.com.br
Pousada Vila Santa Bárbara
Estrada Santa Bárbara, 4.942. Tel.: (12) 3926-1190
Site: www.vilasantabarbara.com.br
Onde comer
Restaurante Alegro
Rua 15 de Novembro, 427. Tel.: (12) 3926-1188
Site: www.alegrorestaurante.com.br
Pizzaria Caboclo
Estrada Vereador Pedro David, 19.470. Tel.: (12) 3926-1346
Trutas Mariser
R. Ezequiel Alves Graciano, 16. Tel.: (12) 3926-1422
Informações
Centro de Apoio ao Turista (CAT)
Tel.: (12) 3926-1278