São Paulo – Histórias de imigrantes árabes e a culinária típica da Síria vão se misturar mais uma vez na volta da peça Salamaleque à cena cultural da capital paulista no próximo dia 23 de janeiro. Estrelada pela atriz Valéria Arbex, o espetáculo envolve o público com memórias e comida do Oriente Médio.
Com base nas cartas trocadas entre seus avós sírios, Nicolau Antônio Arbex e Nadime Neif Name, na década de 30, Valéria decidiu entrevistar outros imigrantes árabes, da Síria, Líbano e Palestina, que vivem no Brasil e montou uma peça interativa para contar essas histórias ao público daqui.
“Salamaleque é uma colcha de retalhos de histórias que ouvi, da memória de minha família, da pesquisa gastronômica e histórica que fiz”, conta. “É uma reverência aos imigrantes, é um caminho de volta à minha origem, um reencontro”, afirmou Valéria, segundo nota de divulgação da peça.
A ambientação da montagem é feita em uma cozinha de um galpão abandonado. Nela, a atriz prepara pratos típicos da culinária árabe, como pasta de grão-de-bico, babaganuche, coalhada, água aromatizada e pão com zátar.
Na história, a cozinha é a mesma da infância da personagem Elizete, que recebe o público para compartilhar suas memórias. No final da peça, os pratos são servidos aos espectadores.
A trilha sonora do espetáculo é instrumental e foi criada pelos irmãos Sami e Willian Bordokan. As músicas foram inspiradas nas canções do folclore sírio libanês do começo do século 20, com alaúde, derbak e nai (percussão e flauta árabes, respectivamente).
A entrada para a peça é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação. No teatro serão arrecadadas doações que serão encaminhadas a institutos que ajudam refugiados.
Serviço:
Peça teatral Salamaleque
Temporada: de 23 de janeiro a 12 de março de 2016
Sábados, 16h e 20h, e domingos, às 16h (exceto Carnaval, dias 6/02 e 7/02).
Entrada gratuita. Distribuição de ingressos uma hora antes da apresentação.
Duração: 60 minutos. Capacidade: 35 lugares. Classificação: 12 anos
Instituto Cultural Capobianco
Rua Álvaro de Carvalho, 97 – Centro – São Paulo
Institutos que serão beneficiados e itens que podem ser doados no teatro: ADUS – Instituto de Reintegração do Refugiado no Brasil (recebe itens de material escolar para aulas de português – caneta, lápis, caderno, livros infantis); Oasis Solidário (fraldas, trigo para quibe, farinha de trigo, lentilha, grão-de-bico) e Centro de Acolhida ao Imigrante (todos os tipos de doações exceto alimentos perecíveis).


