Isaura Daniel
São Paulo – A Pelé Club, que detém os direitos de uso da imagem do ex-jogador brasileiro de futebol Edson Arantes do Nascimento para o segmento de academias, poderá abrir uma academia nos Emirados Árabes Unidos ainda neste ano. A empresa está conversando com investidores do país árabe e também da Alemanha interessados em abrir franquias da marca. "Os Emirados e a Alemanha são os dois países onde há um interesse mais latente", diz o diretor de Marketing da Pelé Club, Maurício Duarte.
O executivo esteve nos Emirados no ano passado e encontrou-se com diversos grupos e pessoas interessadas. Mas, de acordo com Duarte, ainda não foi fechado nenhum negócio. Tanto que a Pelé Club está aberta a conversar com novos investidores, caso eles surjam. Os planos da empresa, na verdade, eram de abrir academias fora do Brasil apenas a partir de março de 2007, no seu terceiro ano de atividade. O interesse manifestado pelos alemães e pelos árabes, porém, poderá antecipar os planos.
"O Pelé é uma pessoa bastante conhecida e respeitada nos países árabes", afirma Duarte. Os árabes são grandes admiradores do futebol brasileiro e dos principais jogadores do país. Vários atletas do Brasil atuam em clubes da região. Pelé esteve em Doha em novembro do ano passado para participar de uma conferência que marcou a inauguração do Aspire, maior ginásio esportivo do Catar. "A recepção foi impressionante, ele é um ídolo lá", diz Duarte, que acompanhou a visita. O executivo também conversou com catarianos interessados em abrir franquias da Pelé Club.
No Brasil
A Pelé Club ainda não tem unidades fora do país. No Brasil há até agora uma academia no bairro Itaim Bibi, em São Paulo, aberta em março de 2005, e uma franquia inaugurada em novembro do ano passado, no bairro de Alphaville, no município de Barueri. A empresa foi fundada há quatro anos e o projeto das academias lançado no ano passado. Para começar as atividades, a Pelé Club abriu um centro de formação, chamado Universidade Pelé Club, para treinar a mão-de-obra que atua nas academias. O centro funciona em um prédio com 800 metros quadrados, onde há desde salas de aula e de reuniões até consultórios médicos.
Entre março deste ano e março do próximo devem ser abertas mais duas unidades da Pelé Club no Brasil. As academias possuem entre 1.200 a 1.500 metros quadrados e os preços das mensalidades são diferenciados, de acordo com os custos da unidade. De acordo com Duarte, além de atendimento personalizado, as academias possuem tecnologia que acompanha o desempenho esportivo dos alunos. Um software, desenvolvido especialmente para a Pelé Club, faz o planejamento do treinamento que cada aluno receberá.
De acordo com o diretor de Marketing da empresa, o custo para montar uma franquia no Brasil, incluindo desde investimento em ponto, equipamentos e tecnologia até taxas e gastos com marketing, fica entre R$ 2 milhões a R$ 3 milhões. O valor a ser investido por estrangeiros vai depender de negociação e de custos em cada país, segundo Duarte. O treinamento da mão-de-obra estrangeira também poderá ser feito na Universidade Pelé Club, de acordo com o executivo, se o investidor tiver interesse.
A Pelé Club é uma empresa formada por um grupo de investidores brasileiros. Ela fará, a partir de março, uma campanha de marketing que terá a participação do Pelé. O grande diferencial das academias é justamente estarem ancoradas no nome do maior craque da história mundial do futebol. Duarte lembra que, além de Pelé ser o maior atleta do futebol, o futebol é o esporte mais popular do planeta.
Ainda neste este ano, durante a Copa do Mundo, que ocorrerá na Alemanha, a Pelé Club estabelecerá um centro de negócios, no Hotel Hilton, em Berlim, para receber empresários interessados nas franquias.
Contato
Pelé Club
Tel: +55 (11) 3058-8000
E-mail: peleclub@peleclub.com.br
Site: www.peleclub.com.br

