Isaura Daniel
São Paulo – A maior fabricante brasileira de bolas, a Cambuci, dona da marca de artigos esportivos Penalty, está em busca de um distribuidor para os seus produtos no mundo árabe. A empresa chegou a exportar para países como Bahrein, Kuwait, Catar e Emirados há cerca de sete anos, por meio de um representante local, mas as vendas não tiveram continuidade. Agora, porém, a Cambuci pretende retomar o mercado.
"Queremos um distribuidor do ramo, que tenha experiência e acesso ao varejo esportivo para fazer um trabalho mais consistente", diz o trader da empresa, Marcello Cavarzere. A Penalty é uma das marcas de produtos esportivos mais populares do Brasil e fabrica desde bolas até uniformes esportivos, calçados como chuteiras e acessórios como luvas, caneleiras e joelheiras.
"Nós vemos o Oriente Médio como um mercado com muita afinidade com o nosso produto. Sabemos que os árabes se identificam com o estilo brasileiro de jogar bola. Lá tem muito mercado. Eles gostam de esporte e gostam do Brasil", afirma Cavarzere. A Cambuci já está negociando a distribuição com uma empresa dos Emirados Árabes Unidos, mas a parceria ainda não foi fechada. A meta é estabelecer o distribuidor o quanto antes.
A Cambuci tem capacidade para fabricar 300 mil bolas e três mil camisas ao mês. Ela possui três unidades fabris, duas na Bahia, com produção de bolas e artigos têxteis, e outra na Paraíba, com fabricação de calçados. Atualmente entre 15% e 20% da produção vai para o mercado internacional. Em 2006, a empresa quer passar a exportar entre 20% e 25%.
Bola do Brasil
Quinze países fazem parte da lista de compradores permanentes da marca Penalty no exterior. Há clientes na América do Sul, América Central, África, Europa e Japão. Os principais mercados, porém, são Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela. De acordo com o trader, a popularidade do futebol brasileiro ajuda a marca a vender no exterior.
"Já patrocinamos a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a Libertadores (Copa Libertadores da América) e até hoje somos lembrados no Peru, Chile e Paraguai pelo patrocínio", diz Cavarzere.
Tanto no Brasil quanto no exterior, a Penalty concorre com marcas internacionais como Nike, Adidas, Reebok e Umbro. Grande parte da produção destas marcas está na China, caso dos calçados esportivos, e no Paquistão, caso das bolas. As bolas da Cambuci são feitas em PU (poliuretano) e PVC e as chuteiras tanto em couro natural quanto em sintético.
Alguns calçados são fabricados na China por fornecedores terceirizados. De acordo com Cavarzere, são produtos que demandam um sistema de produção para o qual a empresa não está aparelhada.
Libaneses
A Penalty exporta há cerca de 20 anos. Há dez, no entanto, profissionalizou o setor com a estruturação do departamento de exportação. A Cambuci foi aberta muito antes, porém, em 1945, como Malharia Cambuci, por Eduardo e Victorio Estefano, filhos do imigrante libanês Sarhan Tuma Estefano.
O próprio Sarhan já havia atuado no setor têxtil, com o estabelecimento de uma oficina de costura para a esposa, Assibe. Ele faleceu porém, bem antes da Cambuci ser aberta.
A marca Penalty foi criada em 1970 e entrou no mercado com produtos voltados para o futebol. Hoje, os artigos atendem tanto o futebol quanto outras modalidades esportivas como handebol, voleibol e basquetebol. A marca Penalty costuma estar presente como patrocinadora no mundo esportivo.
Atualmente ela é patrocinadora da Seleção Brasileira de Basquetebol, da Seleção Brasileira de Handebol, do Coritiba Football Club e do Fortaleza, entre outros. Também no exterior a empresa patrocina clubes, seleções e confederações.
Contato
Cambuci
Telefone: +55 (11) 5185-9400
Site: www.penalty.com.br

