São Paulo – A Uyuni, pequena empresa brasileira que industrializa produtos orgânicos como granola, cookies e barras de cereal, está em fase final de negociações com a Al Yasra Food Company, uma grande importadora e exportadora do Kuwait, que acaba de criar um braço para produtos naturais e orgânicos e abastece diversos países do Oriente Médio.
De acordo com o diretor da Uyuni, Rafael Souza, o contato com a distribuidora kuwaitiana ocorreu por meio do site da empresa. “Eles nos descobriram. Em seguida iniciamos as cotações e o envio de amostras. Em novembro do ano passado, a Al Yasra já expôs nossos produtos na Menop, feira de alimento realizada em Dubai”, conta Souza. “A aceitação foi ótima. Tanto que agora eles vão encontrar conosco na Biofach Alemanha para darmos continuidade nas negociações. Os primeiros pedidos devem ser fechados entre os meses de abril e maio”, afirma. A Biofach ocorre de 19 a 22 de fevereiro, em Nuremberg.
Além disso, os produtos da Uyuni serão expostos no estande da Al Yasra na Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio, que esse ano ocorre de 23 a 26 de fevereiro, novamente em Dubai. “Estamos bastante otimistas com as oportunidades de negócios que esse distribuidor poderá garantir para nossos produtos em todos os países da região”, diz o empresário.
Os contatos da Uyuni com o mercado externo não estão limitados apenas aos países árabes. “Também estamos negociando com importadores da Espanha e da Itália e, durante a Biofach, teremos reuniões de negócios com compradores da França e Inglaterra”, destaca.
A empresa foi criada há cinco anos, mas iniciou o processo de internacionalização da marca apenas em junho do ano passado, com o lançamento de quatro produtos que, segundo Souza, já estão prontos e certificados para o mercado externo: granola, cookies de chocolate e baunilha e barra de cereal de quinua.
A quinua, explica Souza, é um cereal altamente nutritivo, considerado um alimento único e completo pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo ele, a Uyuni importa mensalmente, em média, 35 toneladas do cereal da Bolívia. A quinua pode ser consumida em forma de grão, flocos e farinha.
No mercado interno, a Uyuni, que emprega 12 pessoas, trabalha principalmente com redes de supermercados e lojas de produtos naturais. São cerca de mil clientes e aproximadamente 1.500 pontos de venda espalhados pelo Brasil todo.
Contato
Telefone: +55 (11) 3063-4007
E-mail: Rafael@quinuareal.com.br
Site: www.quinuareal.com.br

