São Paulo – O Kuwait financiou 1.035 pequenas e médias empresas nos últimos três anos, segundo informação publicada neste domingo (03) pela Kuwait News Agency (KUNA), agência de notícias oficial do país árabe. Foram 177 milhões de dinares kuwaitianos concedidos, o equivalente a US$ 582 milhões pela conversão atual.
Os dados são da Autoridade Pública da Indústria (PAI) e foram fornecidas pelo vice-diretor geral do organismo, Mohammad Al-Adwani (foto acima). Ele afirmou que pequenos e médio projetos dão impulso ao crescimento industrial, além de criar oportunidades de emprego no Kuwait. Segundo Al-Adwani, o governo vem criando um ambiente de negócios atraente, capaz de fomentar investimentos estrangeiros.
O vice-diretor geral afirmou que a produção industrial é o ponto focal da estratégia de desenvolvimento do Kuwait para 2035. O país árabe formulou um plano para se transformar em um centro de comércio mundial até o ano de 2035. “O governo adotou medidas tangíveis e concretas para garantir que os bens locais fossem sinônimos de padrões de classe mundial”, disse Al-Adwani.
O governo do Kuwait vem tentando incentivar o setor privado. Para isso foi tomada uma série de medidas envolvendo reformulação de leis, privatizações, criação de projetos de parcerias entre os setores público e privado em áreas como imobiliária, educação, água, esgoto, transporte e gerenciamento de resíduos sólidos. O Banco Mundial recentemente elogiou os esforços do país neste sentido.