São Paulo – Mais de 100 pequenos e médios estabelecimentos da área de alimentos e bebidas de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, se uniram para lançar aplicativo próprio de entregas. Segundo notícia do site Gulf News, o app deve estar pronto em três meses. O objetivo é enfrentar os aplicativos que já estão no mercado e oferecer o serviço sem o pagamento de taxas pelo consumidor.
Segundo o Gulf News, a decisão ocorreu após colapso nas negociações entre esses pontos de venda e os aplicativos e portais de delivery. De acordo com informações dos estabelecimentos, as taxas atuais podem representar até 35% de um pedido. Com descontos e custos adicionais, resta pouco aos empreendimentos de alimentos e bebidas, informam eles. As empresas alegam que essas taxas altas só se justificam quando os restaurantes e cafés estão funcionando em plena capacidade.
O segmento acredita que as operações retornarão aos níveis anteriores à covid-19 apenas no primeiro trimestre de 2021, em um cenário positivo, e que a maioria dos restaurantes e cafés não terão meios financeiros para cobrir as despesas mensais e reabrir.
Segundo a notícia do Gulf News, existem atualmente mais de 11 mil licenças comerciais no setor de alimentos e bebidas em Dubai. O segmento emprega mais de 200 mil pessoas. Relatório da consultoria KPMG informa que as vendas nestes estabelecimentos caíram entre 30% e 80% na pandemia. Os serviços de delivery devem trazer alguma compensação.