Da redação
São Paulo – O estado de Santa Catarina, localizado na região sul do Brasil, terá um Centro de Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas. A criação do instituto foi oficializada no sábado (03) pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo informações da Agência Sebrae, o objetivo é ajudar as empresas de pequeno porte do estado a ampliarem sua participação no comércio mundial.
O centro vai funcionar na sede do Sebrae, em Florianópolis, capital do estado. Além de dar consultoria e cursos, profissionais de comércio exterior vão auxiliar os empreendedores na identificação de oportunidades de exportação. Serão atendidas cerca de 800 empresas do setor de móveis, flores e plantas ornamentais, confecções e softwares, num período de 18 meses.
O investimento será de US$ 6,4 milhões. Metade dos recursos virão do Sebrae Nacional e os outros 50% do Sebrae de Santa Catarina e empresas dos quatro segmentos envolvidos. O objetivo, segundo o gerente de projetos regionais e setoriais do Sebrae Santa Catarina, Marcondes da Silva Cândido, é que, ao final do projeto, pelo menos 50 empresas de cada setor estejam exportando.
Os profissionais do centro devem ajudar, por exemplo, empresários da área de flores e plantas ornamentais a se adaptarem ao mercado norte-americano, que faz uma série de exigências nas áreas sanitária e técnica. O convênio foi assinado durante a Feira do Empreendedor, em Florianópolis.

