Agência Sebrae
Belo Horizonte – Minas Gerais irá investir mais de R$ 4,7 milhões em inovação e tecnologia de micro e pequenas empresas. Foram aprovadas 12 propostas do Estado no edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em todo o Brasil, os recursos tornarão possível a realização de 69 projetos, um investimento total de R$ 27 milhões, que irá beneficiar 314 micro e pequenas empresas.
O Estado de Minas Gerais foi responsável pelo maior número de aprovações, 17% do total. “Isso é reflexo de uma boa articulação das empresas e de um maior grau de abertura das entidades tecnológicas”, observa o técnico do Sebrae em Minas, Mardem Magalhães. São Paulo foi o segundo estado em número de projetos, com 16%, e o Rio Grande do Sul, com 13%.
Os benefícios não são poucos. Em Teófilo Otoni, as pesquisas irão aperfeiçoar o processo de lapidação das pedras preciosas retiradas da região por pequenos empreendedores. Também será desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) um sistema de captura do vetor da Leishmaniose, doença que atinge cães e humanos.
Os curtumes que fornecem material para as fábricas de calçados de Nova Serrana terão uma unidade de tratamento dos resíduos sólidos. Na Zona da Mata, o período de colheita das frutas será estendido graças à irrigação e ao manejo correto das fruteiras.

