Geovana Pagel
São Paulo – A ludisia, variedade rara de orquídea nativa da Ásia, está sendo cultivada para exportação por um pequeno produtor em Holambra, no interior de São Paulo. Até o final desse ano, 60 mil mudas serão exportadas para Holanda e Estados Unidos. Para 2006 a expectativa é exportar 100 mil unidades.
O produtor Ruben Acosta conta que ganhou a primeira muda da flor de um colecionador há 12 anos. "Um ano depois, como a flor era muito bonita, plantei novas estacas (pontas de uma planta sem raiz) e criei um canteiro", lembra.
Em 2001, o produtor que também cultiva folhagens, já tinha canteiros com 5 mil mudas e começou a vender para o mercado externo. Hoje as ludisias são cultivadas numa área de 1,5 mil metros quadrados. Segundo ele, a espécie se diferencia das demais orquídeas pelas suas folhas, que são de cor púrpura (vermelho escuro) com listras douradas. As flores são brancas e o miolo é amarelo.
"A ludisia é uma das orquídeas mais bonitas em matéria de folhagem e suas flores são comparadas aos pingentes de um brinco", ressalta Acosta.
Por ser uma planta que floresce apenas uma vez ao ano, o produtor não tem interesse em investir na sua comercialização no mercado interno. De acordo com Acosta, o consumidor brasileiro prefere a planta já com a flor. Dessa forma, os investimentos com a produção para o abastecimento do mercado nacional não compensariam.
"Eu teria que disponibilizar o ano inteiro uma grande área para o plantio e ter flores para vender somente a cada 12 meses. Por isso nos dedicamos somente à exportação", explica Ruben Acosta, o único produtor brasileiro da ludisia.
No entanto, como a época de florescer coincide com a realização da Expoflora, tradicional exposição de flores e plantas de Holambra, o produtor decidiu comercializar as orquídeas na feira. No ano passado foram vendidas 10 mil unidades.
Na edição deste ano, 15 mil unidades da flor então sendo comercializadas no mercado nacional no Garden Center. A Expoflora acontece até o próximo dia 25 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19hs.
Atrativos
De acordo com o produtor, a ludisia atrai os consumidores tanto pela beleza como pelo preço. Na Expoflora a planta é vendida por R$ 5,90, já com a flor. Com os cuidados necessários, que envolvem pouca luminosidade e solo úmido, ela vai dar flor novamente no inverno do ano que vem.
Sobre os cuidados para manter a planta bonita, ele chama a atenção sobre a luminosidade controlada e irrigação certa. "Como é uma orquídea de terra deve ser plantada em vaso. Ela deve ser mantida úmida e a meia sombra. Se colocada dentro de casa deve ficar próxima da janela, porém, sem pegar sol diretamente", explica. "Assim que a primeira florada morre, basta cortar o caule próximo a terra para deixá-la brotar novamente. A cada ano, sucessivamente, a planta vai aumentando de tamanho e torna-se mais bela", garante.
Serviço
24ª Edição da Expoflora
Data: até 25 de setembro, de quinta-feira a domingo das 9 às 19 horas
Local: Holambra (SP) – rodovia Campinas-Mogi Mirim, km 141
www.expoflora.com.br

