Isaura Daniel
São Paulo – As micro e pequenas empresas brasileiras fornecedoras do setor de petróleo e gás querem começar a vender seus produtos e serviços no mercado externo. Cerca de 300 indústrias de pequeno porte foram capacitadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nos últimos dois anos para atuarem como fornecedoras do segmento.
Até então, porém, elas estavam empenhadas em garimpar o mercado nacional. "Estamos começando agora a fazer também um trabalho de aproximação com o mercado internacional", diz o coordenador do Programa da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás do Sebrae, Antônio Batista.
Uma das oportunidades para o contato com petrolíferas de fora do país será a Rio Oil & Gas Expo and Conference, feira internacional de petróleo e gás, que ocorrerá entre 04 e 07 de outubro no Riocentro, no Rio de Janeiro. O Sebrae vai promover uma rodada de negócios durante a mostra na qual indústrias estrangeiras poderão participar.
Como os países árabes são grandes produtores de petróleo, a entidade tem interesse na vinda de representantes da região. Até agora, porém, não foram feitos convites formais.
Programa
As rodadas de negócios já são utilizadas pelo Sebrae desde que o programa começou, em 2002, para abrir espaço para essas pequenas empresas no mercado nacional, onde há também um grande mercado de trabalho a ser explorado. Apenas a Petrobras fechou contratos de R$ 200 milhões com pequenas empresas nacionais em 2003, de acordo com Batista. Na Bacia de Campos a petrolífera mantém cerca de quatro mil empresas cadastradas.
Além do Rio de Janeiro, a capacitação do Sebrae para a área de petróleo e gás é desenvolvida no Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Alagoas, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Entre as empresas que participam há desde fabricantes de produtos industriais, como filtros, válvulas e equipamentos de proteção individual, até fornecedores de serviços na área de usinagem, manutenção, engenharia, limpeza e alimentação. Algumas delas já trabalham com o setor e querem apenas melhorar sua qualificação e outras pretendem entrar na área.
O objetivo do programa é habilitar as empresas para trabalhar tanto com as operadoras do setor, como Petrobras, Shell, Queiroz Galvão, como com as grandes parceiras destas companhias, como a Odebrecht e a Mendes Júnior. "Essas empresas já vão chegar no mercado com um diferencial", diz Batista.
Elas recebem treinamento e consultoria pelo período de um ano e são instruídas a como entrar no mercado. O Sebrae possui inclusive um guia chamado Como se cadastrar na Petrobras. Para participar do programa da entidade, as empresas precisam passar por um processo de seleção, que é gratuito, e depois pagam cerca de R$ 700 ao mês.
Associações
Algumas empresas que já participaram do programa acabaram se associando para trabalhar juntas. Na Bacia de Campos, por exemplo, 25 fornecedores treinados lançaram em março a Unipetro para oferecer um conjunto de serviços e produtos para a Petrobras.
No Brasil cerca de 30 grandes empresas atuam no setor. Nos próximos cinco anos serão aplicados em torno de US$ 60 bilhões no desenvolvimento das indústrias de petróleo e gás natural. Somente a Petrobras tem investimentos programados de US$ 53,6 bilhões até 2010.

