São Paulo – O óleo essencial de laranja produzido pela Cocamar já compõe perfumes na renomada indústria perfumista da França, onde é usado como fixador. O produto é também vendido para outros países europeus, além de China, Estados Unidos e Canadá. Agora, a cooperativa do Paraná quer exportar esse produto nobre para os países do Oriente Médio.
Nobre porque são necessários 327 quilos da fruta para a extração de apenas um quilo do óleo. O preço acaba sendo correspondente ao trabalho de extração. Hoje, com o mercado aquecido, uma tonelada de óleo essencial é vendida a US$ 3 mil. “Ele tem uma oscilação muito grande, devido à oferta e demanda”, explica Peter Elshof, gerente comercial do departamento de citrus da Cocamar. Em tempos de baixa demanda, a tonelada pode chegar a US$ 900.
O produto é tão requisitado no mercado internacional que a produção de 2010 já está toda vendida e, em 2011, a Cocamar vai aumentar a produção de laranjas das atuais três milhões de caixas para até cinco milhões de caixas da fruta. Cada caixa contém 40,8 quilos de laranja. “Ano que vem a safra será maior e poderemos atender mais clientes”, diz Elshof.
O mercado árabe pode estar entre os novos clientes, já que a Cocamar deve levar sua divisão de sucos concentrados e óleos para a próxima edição da Gulfood, maior feira da indústria de alimentos do Oriente Médio, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Além de perfumes, o óleo essencial de laranja é usado também na indústria alimentícia, como aromatizante em balas, tortas e bolos, por exemplo.
Elshof conta que a cooperativa já participa da feira com sua divisão de sucos para varejo. “Estamos atuando forte com suco lá [no Oriente Médio] e podemos começar com óleo também”, diz o gerente da Cocamar. “Temos interesse de fazer contato e, nos próximos anos, vender para lá”, destaca.
O fato é que 90% da produção de óleo essencial é vendida ao mercado externo, sendo a França a maior compradora. A quantidade já chegou a ser maior, 95%, mas o mercado interno começou a requerer o produto, diminuindo um pouco, mas não significativamente, as exportações do óleo.
Atualmente, a Cocamar produz 470 toneladas de óleo essencial por ano, e tem como meta chegar a 625 toneladas em 2011. As exportações são feitas diretamente do Brasil e também por meio de agentes locais, especialmente na Europa.
No total da produção industrial de laranjas, 130 funcionários se dedicam ao trabalho com a fruta, desde a colheita, transporte, extração, etc. Já na fabricação do óleo, são apenas cinco colaboradores que se revezam em três turnos.
A Cocamar tem sua sede em Maringá, no estado do Paraná, mas mantém unidades industriais em outras 28 cidades, incluindo Paranavaí, onde é produzido o óleo de laranja. A cooperativa também industrializa soja, café, algodão, trigo, canola, girassol, eucalipto, óleo de milho, polpas de frutas, polpa de tomate, mostarda e álcool.
Contato
Cocamar
Tel.: +55 44 3221-3000
E-mail: peter.elshof@cocamar.com.br
Site: www.cocamar.com.br

