São Paulo – O estado de Pernambuco quer se transformar em pólo provedor de serviços e bens na área de gás e petróleo. Para isso, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) criou a divisão de Petróleo, Gás, Offshore e Naval. A idéia é preparar empresas, principalmente pequenas e médias, para o fornecimento a projetos do segmento.
“Essa iniciativa, aliada aos investimentos estruturadores que chegam ao estado colocam Pernambuco na rota de investimentos importantes para a produção de peças e componentes para essa importante indústria", disse o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Monteiro Neto. Ele participou do lançamento do projeto, na última semana.
A divisão estará ligada ao Núcleo de Desenvolvimento, Articulação e Integração Industrial (NDI). Ela já começa a funcionar neste mês. Os parceiros são o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a Organização Nacional da Indústria de Petróleo (Onip) e o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e OffShore (Sinaval).
Uma das prioridades da nova divisão é a infraestrutura de apoio a empresas de engenharia para elaboração de projetos e planejamento de construção, montagem e manutenção de equipamentos e instalações. O primeiro evento, promovido pelo IBP, para discussão do ambiente de engenharia está programada para este mês.
Para agosto está previsto um encontro de negócios com representantes de empresas contratadas pela Refinaria Abreu e Lima. Na pauta do encontro, a apresentação de demandas de bens e serviços e critério de seleção para que micro, pequenas e médias empresas de Pernambuco possam identificar oportunidades de negócios.
“Estamos trabalhando em parceria para criar uma cadeia de fornecedores e de capacitação de mão-de-obra para os investimentos nos setores de petróleo, gás, naval e offshore que estão em desenvolvimento no estado”, disse o presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real.
*Com informações da Agência CNI

