São Paulo –Estruturas de pedra construídas há cerca de sete mil anos no atual território da Arábia Saudita representam as primeiras construções de grande escala de pedras monumentais da Península Arábica e provavelmente estão entre as mais velhas do mundo. O dado foi divulgado neste mês por uma pesquisa desenvolvida por instituições da Alemanha, Inglaterra, Austrália e que envolve profissionais do Ministério do Turismo da Arábia Saudita. O estudo foi publicado no jornal dedicado a estudos científicos The Holocene, e analisou 104 estruturas de pedra conhecidas como ‘mustatil’, que estão nas margens sul do Deserto de Nefud.
As estruturas são a “paisagem monumental” de grande escala mais antiga conhecida na Península Arábica. “A estrutura que datamos é a mais antiga estrutura de pedra em grande escala conhecida na Península Arábica. O fenômeno mustatil representa um desenvolvimento notável da arquitetura monumental, visto que centenas dessas estruturas foram construídas no noroeste da Arábia Saudita”, aponta o texto da pesquisa.
Para os estudiosos, ainda são necessárias mais pesquisas para entender a função dessas estruturas. O grupo, no entanto, já levantou a hipótese de que elas estejam relacionadas a rituais no contexto local, onde havia atividades de pastoreio.
À época das construções, entre 10 e 6 mil anos atrás, os pesquisadores explicam que a Península Arábica viveu um período de clima chuvoso, que dava à região uma paisagem muito diferente da atual. Várias formas de estruturas de pedra são abundantes no norte do território saudita, e especula-se que algumas delas datam do período Neolítico, mas há pouca pesquisa sobre o que representavam e sua cronologia.