São Paulo – A pesquisadora Nawal Khamis Al Mezeini está definindo formas de melhorar e tornar mais sustentável a produção em estufas em Omã. Com seu estudo, a doutora pela Universidade Sultan Qaboos (SQU) sagrou-se uma das vencedoras do 8º Prêmio Nacional de Pesquisa, organizado pelo Ministério do Ensino Superior, Pesquisa e Inovação do país árabe.
A premiação foi noticiada pela Oman News Agency. Al Mezeini venceu na área de Recursos Ambientais e Biológicos, categoria de Doutorado. O estudo ‘Investigando a eficiência da produção de estufas em Omã’ utilizou a chamada Análise Envoltória de Dados (DEA, da sigla em inglês) da produção em estufa. Um dos objetivos era chegar a um consumo mais racional de recursos, fator chave para uma produção sustentável das estufas.
Os resultados revelaram um alto nível de ineficiência entre as fazendas analisadas. O índice de eficiência técnica média, por exemplo, foi de apenas 73%. Além disso, a análise mostrou que a água e a eletricidade foram os principais recursos utilizados em excesso, com desperdícios superiores a 54% e 46%, respetivamente.
A pesquisadora afirmou ainda que os resultados indicavam que os agricultores empregados pelo setor agrícola governamental eram, provavelmente, os mais eficientes. Além disso, a salinidade da água apareceu como principal barreira para a eficiência das estufas. Ela sustentou que o aumento da salinidade da água de irrigação pode ser causado pelo bombeamento excessivo das águas subterrâneas.
Para aumentar a eficiência das fazendas com estufa, Nawal recomendou mais programas de treinamento que estimulem a conscientização dos agricultores sobre o consumo racional dos recursos.
A pesquisa também contou com outros pesquisadores em sua equipe. “Ganhar o prêmio nos deixa orgulhosos de nossa conquista, diz-nos que ‘estamos na direção certa’, o que nos torna mais confiantes. Tal prêmio nos incentiva e motiva como pesquisadores a trabalhar duro e elevar a qualidade da pesquisa”, disse a pesquisadora na notícia divulgada pela Oman News Agency.