São Paulo – Um grupo de 23 pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foram reconhecidos pelo Rural Development Administration (RDA) pela importância internacional da sua pesquisa científica. O RDA é um organismo com sede na Coréia do Sul que atua no apoio a áreas rurais no mundo. Os pesquisadores da Embrapa vão receber o certificado RDA Overseas Honorable Researcher.
A seleção levou em conta o conjunto de pesquisas desenvolvidas por cada um e seu impacto internacional. Entre os selecionados estão Luiz Henrique Capparelli Mattoso, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento e coordenador da Rede de Nanotecnologia para o Agronegócio da Embrapa Instrumentação Agropecuária. Ele tem pós-doutorado em Nanotecnologia pelo programa Laboratório da Embrapa no exterior e coordena rede de investigação em nanotecnologia aplicada ao agronegócio.
Entre os agraciados estão ainda nomes como o de Alexandre Lima Nepomuceno, da Embrapa Soja, Alexandre Rodrigues Caetano, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Eduardo Delgado Assad, da Embrapa Informática Agropecuária, Flávio Breseghello, da Embrapa Arroz e Feijão, José Ivo Baldani, da Embrapa Agrobiologia, e Katia Regina Evaristo de Jesus-Hitzschky, da Embrapa Meio Ambiente.
O RDA trabalha para tentar reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida da população rural. Entre as ações estão apoio à melhoria nas moradias, criação de postos de trabalho pela da criação de empresas rurais e cooperativas, construção e melhoria de escolas, postos de saúde e serviços públicos. O organismo atua em parceria com outras entidades e com os governos locais, além de organizações não-governamentais.

