Agência Brasil
Brasília – O presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli anunciou ontem (18) que a partir de 2007 a empresa produzirá diesel em escala industrial, adicionando óleo vegetal no refino do produto. “O que vai sair é um óleo diesel com melhores características”, afirmou, após a reunião do Conselho Nacional de Política Energética, realizada no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Nós estaremos usando o óleo vegetal no processo de produção do óleo comum. A grande transformação é a mistura do petróleo bruto com o óleo vegetal para produzir diesel”, explicou.
O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, que preside do Conselho Nacional de Política Energética, disse que o anúncio feito pela Petrobras é uma “inovação tecnológica importantíssima, pois o Brasil sai na vanguarda nesse processo, o que terá significado positivo para a agricultura”.
Os óleos vegetais são obtidos de girassol, dendê e mamona, entre outros. Para o ministro, “o impacto será grande na criação de empregos e geração de renda e viabilizará também um conjunto de transformações importantes na agricultura”.

