São Paulo – A Petrobras e o governo da Bahia vão assinar, nesta terça-feira (01), um protocolo de intenções que vai nortear as ações para implantação de um terminal de refaseificação de gás natural liquefeito (GNL) no estado. A presidente da República, Dilma Roussef, vai anunciar oficialmente a implantação.
O terminal terá capacidade para regaseificar 14 milhões de metros cúbicos por dia e suas obras vão começar em março de 2012. A conclusão está prevista para 2013, de acordo com informações divulgadas na Agência Petrobras. O investimento será de US$ 706 milhões.
Atualmente o Brasil tem terminais de GNL em Pecém, no estado do Ceará, com capacidade de regaseificação de sete milhões de metros cúbicos ao dia, e em Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, com capacidade para 14 milhões de metros cúbicos ao dia.
Os terminais facilitam a importação de gás de países distantes, como o mundo árabe, já que não podem destes lugares por gasoduto – como é o gás que vem da Bolívia – e precisam ser tranformados em líquidos, antes da viagem de navio, e depois regaseificados no Brasil.

