São Paulo- A Petrobras assinou esta semana um termo de compromisso com o governo maranhense para a construção da Refinaria Premium 1, com capacidade de processamento de 600 mil barris por dia.
A construção da refinaria na cidade de Bacabeira será iniciada ainda em 2009 e entrará em operação em duas fases, a primeira, com capacidade de produção de 300 mil barris por dia, terá início no segundo semestre de 2013. A segunda fase está prevista para 2015.
Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do termo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo.
“Será uma obra estruturante e importante para elevar o Maranhão a um novo status de estado economicamente forte e ativo no cenário nacional e mundial”, declarou Gabrielli. Ele também citou o impacto do Prominp (programa de qualificação que capacita profissionais na área de petróleo e gás) e de outras iniciativas da empresa para formação de mão de obra qualificada.
A refinaria, que terá faixa de dutos e terminal portuário para recebimento de petróleo e escoamento de derivados, foi projetada para maximizar a produção de óleo diesel de alta qualidade e também para produzir outros derivados combustíveis, como QAV, nafta petroquímica, GLP, bunker e coque.