Luanda – A estatal petrolífera de Angola, Sonangol, e a Petrobras encontraram um novo campo de petróleo 1.500 metros abaixo do leito oceânico, no bloco 18/06 em Angola. A informação é da agência de notícias estatal Angop e foi anunciada hoje (17).
O poço Manganês-01 está localizado a cerca de 200 quilômetros ao norte da capital angolana, Luanda, e produziu petróleo de excelente qualidade, de acordo com a Angop, citando um comunicado das duas empresas. Em operações de teste, foi produzido petróleo de cerca de 20 graus API, com altas vazões e excelente índice de produtividade.
A Petrobras é a operadora do bloco com participação de 30%. A Sonangol Sinopec International Limited tem 40%, a Sonangol P&P tem 20%, a Germinas 5% e a Falcon Oil os 5% restantes.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Miguel Jorge, disse na semana passada que a Petrobras está interessada em desenvolver a exploração de petróleo em águas ultra profundas da Angola, na chamada camada pré-sal.
O país africano tem uma formação rochosa subaquática similar à do Brasil, que em 2007 descobriu uma reserva de cerca de 8 bilhões de barris de petróleo no pré-sal do campo de Tupi.
*Com informações da agência Reuters

