Da redação
São Paulo – A Petrobras anunciou hoje (19) que estuda oportunidades de negócios no Catar. O presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli, esteve no país árabe no domingo (17), junto com outros executivos da empresa, e discutiu a possibilidade de importação de gás natural liquefeito (GNL) e de atuar na exploração e produção no Catar.
Segundo nota da Petrobras, a delegação brasileira se reuniu com o vice-primeiro-ministro e ministro da Energia e Indústria do país, Abdullah Bin Hamad Al Attiya, como o ministro de Estado, Mohammad Saleh Al-Sada, e com executivos das estatais Qatar Petroleum e Rasgas.
De acordo com a Petrobras, o CEO da Qatar Petroleum International, Nasser Khalil Al-Jaidah, demonstrou interesse na realização de negócios conjuntos em outros países e na atuação no setor de energia termelétrica no Brasil. As duas empresas, segundo a Petrobras, estudam a assinatura de um memorando de entendimentos para levar as discussões adiante.
Acompanharam Gabrielli, o diretor de gás e energia da Petrobras, Ildo Sauer, o gerente-executivo de marketing e comercialização de energia, Luiz Antonio Pereira, o coordenador de desenvolvimento de alternativas de suprimento do mercado para a área de GNL, Marcio Demori, e os gerentes da área de novos negócios internacionais, Demarco Jorge e Bassim Dhajah.