Rio de Janeiro – A Petrobras assinou nesta quarta-feira (07) um acordo com a Marinha do Brasil para investir cerca de R$ 400 milhões em pesquisas no litoral brasileiro, a chamada Amazônia Azul, e na Antártida. O termo de cooperação assinado renova, por mais cinco anos, a colaboração da estatal petrolífera com a Marinha, que já existe há mais de 30 anos, de acordo com a empresa. Na foto, o comandante da Marinha, Ilques Barbosa Junior (esq.), e o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.
Segundo a Petrobras, a parceria, que conta com o suporte da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), visa estimular pesquisas que garantam a exploração e o aproveitamento sustentável dos recursos marinhos. Somente no setor de petróleo e gás, as pesquisas no Brasil receberam R$ 2 bilhões em 2018.
Além do apoio financeiro, a estatal também colabora com apoio técnico e participa de algumas missões científicas feitas pela Marinha. Os investimentos da Petrobras serão feitos no Plano Setorial para os Recursos do Mar no Programa Antártico Brasileiro.