São Paulo – A Petrobras deu patrocínio e apoio a 2.300 projetos no Brasil no ano passado. Isso significiou R$ 554,8 milhões para iniciativas nas áreas ambiental, social, cultural e esportiva. As informações fazem parte do Balanço Social e Ambiental da empresa, divulgado ontem (29). A Petrobras é a maior patrocinadora de projetos culturais e sociais do Brasil por meio de seleção pública.
Os projetos são escolhidos, porém, tanto por seleção pública como podem ser convidados. Na área social, os principais investimentos da Petrobras estão concentrados no programa Desenvolvimento & Cidadania, que tem por meta contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, promovendo inserção de pessoas que vivem em situação de desvantagem social. O obejtivo é investir R$ 1,3 bilhão no período de 2007 a 2012.
Por seleção pública, o programa Desenvolvimento & Cidadania destinou R$ 27,5 milhões a 72 projetos. Foram incluídas ações para geração de renda e oportunidade de trabalho, educação para a qualificação profissional e garantia dos direitos da criança e do adolescente. O repasse de recursos da Petrobras ao Fundo para a Infância e a Adolescência totalizou R$ 48,5 milhões para 200 projetos.
Para a área cultural a Petrobras destinou R$ 206,8 milhões e patrocinou cerca de mil projetos ao longo do ano. Na área ambiental, a companhia escolheu um tema: “Água e clima: Contribuições para o desenvolvimento sustentável”. Na seleção pública 2008 desta área, que contempla projetos a serem patrocinados até 2010, foram selecionadas 47 iniciativas em todo o país, que receberão investimento de R$ 60 milhões.
Em 2008, a empresa investiu cerca de R$ 69 milhões em projetos esportivos por meio dos programas Petrobras Esporte de Rendimento, que dá apoio ao handebol, surfe, tênis e futebol, e Petrobras Esporte Motor, com apoio a competições em categorias como rally, kart, caminhão, motociclismo e protótipos.

