Rio de Janeiro – A produção média diária da Petrobras nos campos nacionais atingiu 2,321 milhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural) em agosto. Praticamente o mesmo nível de produção de julho. Na comparação com agosto do ano passado, no entanto, a produção de petróleo e gás natural caiu 1,3%. O destaque foi o gás natural, que atingiu 57,87 milhões de metros cúbicos por dia, volume 9% superior à média de agosto de 2010.
A produção exclusiva de petróleo nos campos nacionais em agosto foi de 1,962 milhão de barris diários, também estável em relação a agosto do ano passado e a julho deste ano.
Segundo nota divulgada pela Petrobras, a queda na produção de óleo equivalente (petróleo e gás natural), em relação a agosto de 2010, refletiu, principalmente, paradas para manutenção operacional de algumas plataformas nos campos de Marlim e Marlim Leste, na Bacia de Campos, e a conclusão do teste de longa duração de Guará, no pré-sal da Bacia de Santos.
A Petrobras anunciou também queda de produção nos campos fora do Brasil. Segundo a nota, o volume médio de petróleo e gás natural extraídos em agosto no exterior chegou a 233,5 mil barris de óleo equivalente por dia, uma redução de 3,9% em relação a julho de 2011 e de 5,4% quando comparado com agosto de 2010.
Mas a produção de gás também aumentou no exterior em relação a agosto de 2010. A empresa informou que extraiu, em média, 17,2 milhões de metros cúbicos, crescimento de 6,6%. Mas na comparação com julho deste ano, houve uma ligeira redução (-0,4%).

