São Paulo – A Petrobras assinou nesta segunda-feira (17) um acordo preliminar com a Modern Mining Holding Company Limited, da Arábia Saudita, para realizar um estudo aprofundado da viabilidade de desenvolver, financiar, construir e operar uma planta de coque calcinado de petróleo (CCP) no país árabe.
As empresas já haviam assinado um memorando de entendimento em 2009, conforme noticiado anteriormente pela ANBA. A planta produzirá o CCP, matéria-prima para a indústria de alumínio, a partir do coque verde de petróleo, que será fornecido pela Petrobras. O CCP é obtido por meio de um processo que aquece o coque verde em alta temperatura para a retirada de resíduos.
O investimento do projeto será de cerca de US$ 450 milhões, que será financiado igualmente pelas duas empresas, com a possibilidade de financiamento por instituições governamentais ou privadas. A planta deverá ser construída em Jubail ou Raz az Zawr e deverá processar até 700 mil toneladas de coque calcinado de petróleo por ano. A expectativa é que ela entre em funcionamento no segundo semestre de 2012.
A Petrobras vem expandindo as suas atividades no exterior. Atualmente, elas abrangem toda a cadeia de operações da indústria de petróleo e energia, como exploração de produção de petróleo e gás natural, refino, processamento, distribuição, comercialização e transporte, até fabricação de petroquímicos e geração, distribuição e transmissão de energia elétrica. A empresa tem operações em 27 países, segundo o site da Petrobras.

