Rio de Janeiro – A Petrobras vai investir US$ 11,1 bilhões na construção da refinaria Premium II, a ser instalada no Porto de Pecém, no Ceará. A informação foi dada ontem (19), em entrevista coletiva concedida naquele estado, pelo diretor de Abastecimento e Refino da estatal, Paulo Roberto Costa. A previsão é de que a construção da refinaria gere 90 mil empregos diretos e indiretos.
Segundo Costa, a nova unidade terá capacidade para processar cerca de 300 mil barris de petróleo por dia, metade dos quais já a partir de 2014. A expectativa é que a nova refinaria entre em produção em setembro de 2014. Os outros 150 mil barris previstos devem ser produzidos a partir de setembro de 2016.
Hoje (20), a Petrobras assinará um memorando de entendimento com a Companhia de Integração Portuária do Ceará, a Petrobras Distribuidora (BR), a Transpetro e a Companhia de Gás do Estado do Ceará, e também com o governo do estado para viabilizar a construção da nova unidade de refino.
A partir da assinatura do protocolo, as partes terão um prazo de 120 dias para negociar, elaborar e pactuar um Termo de Compromisso, a ser firmado entre a Petrobras, o Governo do Estado do Ceará e a Cearáportos, que crie as condições jurídicas, técnicas e econômicas para a construção da refinaria.
A refinaria produzirá, principalmente, óleo diesel tipo EURO V para exportação, querosene de aviação, nafta, gás liquefeito de petróleo (GLP) e bunker (óleo para consumo de navios e petroleiros) para o mercado interno. A produção de diesel representará cerca de 50% de toda a produção da refinaria.

