São Paulo – O preço elevado do Petróleo pode encorajar os países árabes produtores a investirem mais no Líbano, segundo o diretor presidente do banco HSBC para o Oriente Médio e norte da África, Simon Cooper, ao jornal libanês The Daily Star. “Com o aumento do petróleo no mercado internacional, os países produtores são beneficiados com maiores receitas, o que acarreta em investimento no Líbano”, declarou o executivo.
De acordo com Cooper, apesar dos problemas causados pelo alto valor da commodity – como a elevação do custo dos combustíveis -, os benefícios para o país tendem a ser maiores. “Historicamente, o Líbano se beneficia da produção petrolífera dos países vizinhos, e creio que esta tendência será repetida,” declarou. O HSBC é um dos bancos internacionais com atuação mais forte na região.
Apesar das receitas petrolíferas dos países vizinhos não representarem o grosso do investimento em projetos no Líbano, a liquidez resultante permite que o setor bancário libanês aloque elevados volumes de dinheiro em projetos de infraestrutura.
Segundo Cooper, as baixas taxas de juros no país permitem com que o setor bancário amplie seus empréstimos. A taxa de juros para empréstimos em dólares americanos está entre 4% e 5% ao ano, enquanto os juros incidentes em empréstimos em libras libanesas vão de 6% a 7%.
*Tradução de Mark Ament

