Da redação*
São Paulo – As petrolíferas Saudi Aramco, da Arábia Saudita, e a ConocoPhillips, dos Estados Unidos, assinaram nesta quarta-feira (24) um memorando de entendimento para a construção de uma refinaria em Yanbu, na Arábia Saudita, até 2011. Segundo nota divulgada pela empresa saudita, a refinaria terá capacidade de refino de 400 mil barris de petróleo ao dia.
A refinaria deve processar petróleo pesado produzido na Arábia Saudita e seus derivados devem ter baixíssimo teor de enxofre, cumprindo as exigências dos mercados Europeu e Americano. O capital da nova refinaria deve ser dividido igualmente entre ambas as empresas. De acordo com informações do site de notícias AMEInfo, o valor investido na obra será de US$ 6 bilhões.
As empresas
A Saudi Aramco é a companhia que detém o maior volume de reservas da commodity no mundo: 260 bilhões de barris. Além do Oriente Médio, a empresa possui operações nos Estados Unidos, Coréia, Filipinas e Grécia.
A ConocoPhillips é a terceira maior empresa privada do setor petrolífero e de gás natural e a segunda maior refinaria nos Estados Unidos. Ela opera em exploração e produção de petróleo e gás natural, refino, venda e transporte de derivados, e também produz e distribui químicos e plásticos.
*Tradução de Mark Ament

