São Paulo – Da cidade de Castanhal, a cerca de 70 quilômetros da capital Belém, no Pará, são enviados lotes de açaí processado em potes e em forma de sorvete para Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos. Os produtos da Petruz Fruity chegaram ao país árabe em 2014, como parte de um processo de abertura de novos mercados desenvolvido pela empresa.
Os paraenses começaram a exportar em 2006, enviando produtos para os Estados Unidos e Canadá. Fundada em 2003, após mais de vinte anos de experiência na venda da fruta para mercados de Belém, a Petruz Fruity ganhou esse nome quase dez anos depois – no começo, era chamada de Açaí São Pedro.
“Em 2016 as exportações cresceram 9% e representaram 39% de nossa receita”, conta Martin Vildoso, assistente de exportações da Petruz. “Este ano queremos aumentar em 3% os embarques”.
Estados Unidos, Austrália, Chile, Porto Rico, Alemanha, Holanda e Inglaterra são os principais destinos de exportações da Petruz, que chega a empregar, no período da safra do açaí, até 500 funcionários.
Os países árabes – no caso, apenas Emirados Árabes Unidos – representam 2% dos embarques. As vendas à região começaram cinco anos depois de a empresa obter a certificação halal, garantindo que seus produtos pudessem ser consumidos pela população islâmica. “Nosso objetivo era fornecer produtos para todas as populações do mundo”, conta Vildoso.
Nos Emirados, o açaí – que tem também selo de produção orgânica – é comprado por distribuidores e franquias. “Temos negociações em andamento com outros países da região. Estamos prospectando em Bahrein, Catar e Kuwait”, diz Vildoso.
Atualmente a Petruz Açaí possui quatro fábricas: duas em Castanhal (PA), uma em Fortaleza (CE) e uma em Macapá (AP). No ano passado o faturamento alcançou R$ 52 milhões, segundo Vildoso. Além da marca Petruz, a empresa vende produtos com os selos Açaí São Pedro, Polpas São Pedro, Belaiaçá, Tropnat, Polyfrutti e Açay.
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Petruz Fruity
Martin Vildoso – +55 (91) 3721-5562
e-mail: export@petruz.com
Site: www.petruz.com