São Paulo – A montadora francesa PSA, dona das marcas Peugeot e Citroën, começou a construir na semana passada uma fábrica em Kenitra, cidade próxima a Rabat, capital do Marrocos. A unidade irá funcionar numa zona franca e sua capacidade total de produção será de 200 mil veículos por ano. As informações são da agência de notícias Maghreb Arabe Presse (MAP).
A construção deverá ser concluída em 2019, e a expectativa é que a fábrica gere 3,5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, segundo informou o ministro da Indústria e Comércio do Marrocos, Moulay Hafid Elalamy, em cerimônia de lançamento das obras.
De acordo com ele, a unidade inicialmente terá uma taxa de integração de conteúdo local de 60%, passando posteriormente para 80%. A indústria automotiva do Marrocos tem se desenvolvido nos últimos anos, principalmente no segmento de autopeças. A também francesa Renault já tem duas fábricas de automóveis no país.
Na mesma ocasião, o presidente da PSA, Carlos Tavares, destacou que o projeto faz parte da estratégia mundial do grupo, que pretende expandir seus negócios no Oriente Médio e Norte da África. O executivo acrescentou que o volume de vendas na região dobrou no período de 2014 a 2016.
Tavares disse ainda que a empresa espera vender 1 milhão de veículos neste mercado até 2025, sendo 70% produzidos na própria região. A companhia firmou acordo de cooperação com uma rede de institutos de formação em indústria automotiva para capacitação de profissionais.
A fábrica será construída numa área de 54 hectares. As obras estão previstas para durar 30 meses, vão mobilizar 1,5 mil operários e 100 empresas.