São Paulo – O casal Paulo Moraes e Laélia Aguiar entrou no mundo dos empreendedores produzindo sandálias finas para mulheres. E tudo estava indo muito bem até o dia em que uma cliente encomendou um sapatinho para bebê. Ao atender o pedido, a dupla percebeu que estava diante de um segmento de mercado ainda mais promissor. E decidiu mudar de ramo.
Foi assim que, em 2000, surgiu, no Recife, Pernambuco, a Xick Baby, de calçados infantis. A empresa já vendeu seus produtos para a Angola, Estados Unidos e Suíça, mas é na Austrália que as vendas externas estão melhor consolidadas, com planos de expansão para outros países.
“Uma empresária australiana nos descobriu a partir do nosso site e entrou em contato”, explica Moraes. “Acabamos de fechar um contrato de fornecimento dos nossos sapatos, antes exportávamos de forma mais modesta, digamos”, afirma.
Com a medida, a Xick Baby terá nas vendas externas 20% de seu faturamento, percentual que pode até superar os 50% à medida que os contratos lá fora ganhem força. “O objetivo é investir fora do Brasil cada vez mais nos próximos anos”, diz Moraes. Nessa linha, contatos com potenciais importadores árabes são bem-vindos. “Temos interesse nesses países sim”, afirma o empreendedor. Por hora, estão sendo feitos contatos iniciais com compradores da Nigéria, na África.
No mercado nacional, a empresa vende para todas as capitais e algumas cidades do interior, principalmente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso São Paulo e Paraná.
De acordo com Moraes, os sapatos calçam os pequenos da maternidade aos três anos de idade. Todas as peças são confeccionadas em couro. “Nossos clientes são consumidores das classes A e B”, explica. O empresário diz que sua marca ganhou espaço principalmente pela produção voltada para as necessidades dos clientes. “Fazemos muitos itens customizados, encomendados para combinar com as roupas, compor conjuntos”, afirma.
Entre os pares mais vendidos estão o modelo boneca (com formato arredondado) para as meninas, e sandálias coloridas, bem abertas, para ambos os sexos. Os modelos são desenhados pelo próprio Moraes. “Sou o estilista da grife”, conta o empresário, que tem formação em Marketing. No item conforto, outra preocupação da empresa, os testes de modelos são feitos com a colaboração dos filhos das funcionárias. “Também temos a supervisão de pediatras e tomamos cuidados na produção como o uso de cola à base de água e não solventes, por exemplo”, explica Moraes, disposto a conquistar cada vez mais pezinhos estrangeiros nos próximos anos.
Contato
Xick Baby
Tel.: +55 (81) 3478-1294
Site: www.xickbaby.com.br