São Paulo – A Polícia Federal do Brasil deflagrou nesta terça-feira (15) duas operações contra o tráfico internacional de drogas e a lavagem de capitais em cooperação com outros países, entre eles os Emirados Árabes Unidos e o Marrocos, que são nações árabes. A informação foi divulgada à imprensa pela PF, que esclareceu que o objetivo é desarticular organizações criminosas.
Em uma das operações, chamada de Turfe, a previsão era cumprir 20 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão em cinco estados brasileiros, além de medidas de cooperação policial no Paraguai, na Espanha e nos Emirados Árabes Unidos. A investigação é sobre grupo responsável por aquisição de drogas em países produtores, a internacionalização e logística de armazenamento delas e a exportação para países europeus.
Segundo as informações da Polícia Federal, no campo internacional as autoridades brasileiras e estrangeiras atuaram em cooperação, otimizando resultados alcançados contra os criminosos. O nome da operação faz referência a uma das formas de lavagem de capitais da organização, que é a aquisição e negociação de cavalos de corrida.
A outra operação é a Brutium, pela qual estavam previstos o cumprimento de 19 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão em três estados brasileiros. O foco da investigação é o combate ao tráfico internacional de cocaína para envios da Bolívia e Peru a países da Europa. A PF informa que o trabalho investigativo contou com a colaboração das forças de segurança da França, Marrocos, Bélgica, Espanha e da Drug Enforcement Administration (DEA), dos Estados Unidos. O nome da operação faz referência a integrantes de organização criminosa.