Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 4,5% este ano em comparação com o ano passado. A previsão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas no país. O Ipea aumentou a sua previsão desde a última estimativa, feita em junho, de crescimento de 4,3%. O número consta no Boletim de Conjuntura do Ipea.
"O que nós estamos constatando é que houve um dinamismo na economia no que se refere aos indicadores de consumo e de investimento", explicou o economista do Ipea, Fábio Giambiagi. "O que é mais importante é que as previsões indicam uma manutenção desse dinamismo para o ano que vem", disse.
A previsão de crescimento do consumo das famílias em 2007 foi revisada de 5,7% para 6,2%, e a Formação Bruta de Capital Fixo, correspondente aos investimentos, elevada de 9% para 10% . Já o crescimento do PIB para 2008 está estimado no mesmo valor deste ano, em 4,5%.
Segundo Fábio Giambiagi, esse terceiro boletim do ano fez uma projeção conservadora para o crescimento da economia devido às incertezas do setor agropecuário, que teve redução na previsão de crescimento de 4,5% para 3%.
" PIB poderá crescer mais de 4,5%. As notícias que estão sendo veiculadas nos jornais apontam otimismo para o setor agropecuário" disse o economista. "Mas nós levamos em consideração que o crescimento do PIB do segundo trimestre foi bom, em linhas gerais, para o conjunto da economia, mas bastante ruim para a agropecuária. Isso nos deixou em dúvida em relação ao desempenho do setor no ano como um todo e optamos por ser conservadores", justificou.
Ainda segundo o Boletim de Conjuntura do Ipea, o crescimento previsto para a indústria aumentou de 4,3% para 4,8% e para o setor de serviços, de 4% para 4,2%.

