Da redação*
São Paulo – A economia do Catar cresceu 12,5% no terceiro trimestre deste ano em relação ao segundo trimestre. A expansão foi resultado do crescimento nas exportações de gás natural e da alta nos preços do petróleo. As informações foram publicadas no site do jornal árabe Gulf News.
O crescimento do PIB no terceiro trimestre aconteceu principalmente devido a um aumento de 10,2% na contribuição do setor de mineração e extração, que representa 61,8% do PIB do país árabe e inclui a produção de gás e petróleo.
O Produto Interno Bruto (PIB) nominal do Catar de janeiro a outubro deste ano foi de 54 bilhões de riais (US$ 14,8 bilhões), contra 48 bilhões de riais (US$ 13,1 bilhões) no mesmo período do ano passado, de acordo com informações publicadas no domingo (16) no site do Ministério do Planejamento do Catar.
No ano passado, o Catar se tornou o maior país exportador de gás natural liquefeito (GNL) do mundo, após a inauguração, em março, da usina Rasgas 5, conforme noticiado anteriormente pela ANBA.
O país, detentor da terceira maior reserva de gás natural do mundo, pretende aumentar sua produção de GNL dos atuais 31 milhões de toneladas ao ano para 77 milhões de toneladas ao ano em 2010.
A produção econômica do Catar cresceu 5,6% no segundo trimestre de 2007, comparado ao mesmo período de 2006. Já no primeiro trimestre deste ano, houve uma redução de 1,1% no PIB em relação aos primeiros três meses do ano passado.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum