São Paulo – A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) informou nesta quarta-feira (13) que o produto interno bruto (PIB) do G20, bloco que reúne as maiores economias do mundo, cresceu 0,5% no último trimestre de 2012 em comparação com o anterior. Houve uma desaceleração, uma vez que o avanço no terceiro trimestre foi de 0,6%.
O OCDE alertou, porém, que o número total do grupo mascara desempenhos completamente diferentes de país a país. Na Europa, por exemplo, houve retração do PIB na Itália, Alemanha, França e Reino Unido, ao passo que outras economias desenvolvidas, como Estados Unidos, Japão e Canadá tiveram leve crescimento.
Algumas nações emergentes, como Índia, México, Coreia, África do Sul e Brasil, tiveram avanço maior no quarto trimestre do que no terceiro. No caso brasileiro, por exemplo, o crescimento foi de 0,6% e 0,4%, respectivamente. Austrália, Indonésia e China se mantiveram no mesmo patamar de um trimestre para outro.
Na comparação com o quarto trimestre de 2011, o PIB do G20 cresceu 2,4%, abaixo dos 2,7% do terceiro. No acumulado de 2012, o avanço foi de 2,8%, contra 3,8% no ano anterior.

