São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Kuwait, país árabe do Golfo, cresceu 8,25% no ano passado, de acordo com estimativa divulgada na sexta-feira (15) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O desempenho foi impulsionado por um avanço de 15% na produção de petróleo.
O aumento das receitas com a commodity fez com que o país acumulasse um superávit em conta corrente de 41% do PIB e um superávit fiscal de 30%, segundo o FMI.
O crescimento dos setores não petrolíferos, porém, foi "moderado" e ficou em 4,5% no ano passado. O motor nesse caso foram os gastos do governo, que avançaram quase 20% no ano fiscal 2011/2012, de acordo com o Fundo.
O aumento dos empréstimos bancários para o setor privado, segundo a instituição, "continuou fraco" em 2,5%. Nessa seara, o desempenho foi afetado pela redução dos financiamentos para empresas de investimentos.
A inflação foi de 4,75% no ano passado, contra 4% em 2010. Os preços dos alimentos avançaram 9,25%, mas os dos demais setores aumentaram 3,5%.
O mercado de capitais não seguiu o ritmo do PIB. Segundo o FMI, o índice da bolsa de valores local caiu 16,5% em 2011. Foi o quarto ano consecutivo de queda, mas, de acordo com o Fundo, houve certa recuperação no início de 2012.
O FMI avalia que as perspectivas econômicas para este ano são positivas, com contínuo aumento dos gastos do governo. Apesar dessas condições, o Fundo recomenda uma série de ações para que as riquezas do país sejam conservadas para as futuras gerações. A alta dependência do petróleo, o avanço dos gastos públicos e o crescimento da população são fatores que preocupam no médio prazo.

