Marina Sarruf
São Paulo – A empresa brasileira Recco Lingerie, especializada em roupas de dormir, tem como planos ampliar suas vendas externas e intensificar as exportações para os países árabes. "É um mercado que tem potencial e cada vez mais está abrindo as portas para os produtos brasileiros", afirmou o diretor de exportações da companhia, Marcelo Recco.
As exportações da Recco para o Oriente Médio iniciaram no ano passado. Líbano e Emirados Árabes Unidos são os dois países árabes que já contam com os produtos da empresa, como camisolas e pijamas. "Temos perspectivas de aumentar as vendas e ampliar os mercados árabes", disse Marcelo.
Um distribuidor no Líbano é quem importa os produtos da empresa. "Estamos começando com este mercado agora e ainda temos que investir", completou. A Recco exporta para cerca de 10 países. Os principais mercados são Paraguai, Uruguai, Costa Rica, Portugal e Estados Unidos.
As exportações da empresa começaram há 10 anos. No entanto, faz quatro anos que a Recco passou a ter clientes fixos. "No início eram apenas vendas esporádicas. Agora estamos estruturados para atender o mercado externo", disse Marcelo.
O empresário está otimista com as perspectivas no mercado árabe e pretende entrar também em países do Norte da África que não são árabes. Segundo ele, a linha de camisolas e pijamas sensuais são as mais procuradas nesse mercado. "Eles gostam de produtos com maior valor agregado, como camisolas rendadas", acrescentou.
Atualmente apenas 4% da produção da empresa chega ao mercado externo. Porém, a meta da Recco é destinar 15% às exportações até o primeiro semestre do ano que vem. "Mas isso vai depender da política cambial que está complicada para exportar", disse Marcelo, que se referiu à valorização do real frente ao dólar.
Mais de 20 anos
A história da Recco começou em 1979, quando o fundador da empresa, Antonio Fernandes Recco, montou um laboratório de produção na garagem de sua casa, no Paraná. Aos poucos a produção foi crescendo e a marca Recco conquistou o mercado nacional. Sediada em Maringá, a companhia tem uma produção mensal de 80 mil peças e emprega 320 funcionários.
Localizada num parque industrial de 6,5 mil metros quadrados, a Recco possui nove lojas próprias e 40 representantes comerciais. Além de pijamas femininos, a empresa produz pijamas infantis e masculinos e cuecas samba canção.
Pijamas brasileiros
As exportações brasileiras de pijamas e camisolas para os países árabes têm crescido nos últimos anos. As vendas tiveram um aumento de 166,3% no ano passado em relação a 2004, somando um total de US$ 78,8 mil em 2005. Em volume, as vendas ficaram em 2,8 mil quilos, com crescimento de 123,5% sobre o ano anterior.
Contato
Recco Lingerie
Telefone: +55 (44) 2101-6262
Fax: +55 (44) 2101-6263
Site: www.recco.com.br

