São Paulo – O piloto brasileiro de motonáutica Lebos Ribeiro Chaguri procura patrocinadores para viabilizar sua participação na Copa das Nações da categoria Fórmula 1 H2O, campeonato de lanchas que será realizado nos dias 22 de novembro, em Doha, no Catar, e 04 de dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
O paulistano Chaguri é filho de libanês, tem dupla nacionalidade e vai disputar as provas pelo Líbano. Nos dois últimos anos, ele correu pelo Brasil, mas em 2013 o País não terá equipe na competição. “São dois barcos para cada país”, afirmou o piloto à ANBA.
As provas são disputadas em circuitos delineados por boias, no mar ou em lagos, e têm como destaque as altas velocidades. Uma lancha da categoria pode chegar a 200 quilômetros por hora.
“A relação que eu costumo fazer é que um barco a 200 quilômetros por hora é o mesmo que um carro a 400 quilômetros por hora numa pista de corridas”, disse Chaguri, acrescentando que, no caso da motonáutica, a “pista” é muito mais “mexida”.
Para tentar garantir patrocínio, ele busca empresas interessadas em expor sua marca internacionalmente, pois apesar do campeonato ocorrer em nações árabes do Golfo, trata-se de uma disputa internacional, com cobertura da imprensa ao redor do mundo. O piloto informou que precisa levantar cerca de R$ 50 mil e, caso não consiga, estuda pagar os custos do próprio bolso.
Chaguri destaca que a cobertura do esporte aumenta no Brasil. O Campeonato Mundial da categoria, que tem seis etapas realizadas em diferentes países, passou este ano por Brasília, com uma prova no Lago Paranoá. As corridas são transmitidas pela Rede TV! e o próprio piloto atua como comentarista.
As diferenças entre o Campeonato Mundial e a Copa das Nações são que o primeiro é disputado por pilotos e equipes, e cada um prepara seus barcos e motores; já na última, a competição é entre países e as lanchas e motores são iguais para todos. Chaguri participa da Copa das Nações, mas no próximo ano pretende estar também no Campeonato Mundial.
As provas em Doha e Abu Dhabi vão marcar o retorno do piloto às corridas, após ter sofrido um acidente na edição de 2012, em Khor Fakkan, também nos Emirados, que o manteve no estaleiro durante nove meses para tratar dos ferimentos. “Estou recuperado agora”, ressaltou.
O empresário Chaguri, de 47 anos, é produtor musical, tem também uma empresa de comércio exterior e um longo histórico com a velocidade. Na década de 1980, foi piloto de motocicletas, a partir de 2001 passou ao iatismo e em 2008 migrou para a motonáutica. Ele conquistou títulos nas diferentes modalidades que disputou, sendo os últimos os campeonatos Paulista e Brasileiro de Motonáutica em 2009. Na Copa das Nações de F1 H2O em 2011, ficou entre os “top ten”, e no ano passado estava em 6º lugar na qualificação quando sofreu o acidente.
Contatos
Lebos Ribeiro Chaguri
Cel.: (11) 9 8255 7550
E-mail: leboschaguri@hotmail.com
Site: www.leboschaguri.com
Mais informações sobre o esporte
Copa das Nações: www.cuph2o.com
Campeonato Mundial: www.f1h2o.com
Rede TV!: www.redetv.com.br/esportes/f1h2o/