Da redação
São Paulo – O piloto brasileiro Nelsinho Piquet venceu a primeira etapa do novo campeonato mundial de automobilismo, o A1 Grand Prix, que foi realizado ontem (25), em Brands Hatch, na Inglaterra. Nelsinho largou na pole position e terminou a corrida em 55min1s910. Em segundo lugar ficou o australiano Will Power, com 55min13s240, e em terceiro o mexicano Salvador Duran, com 55min25s035.
Cada etapa do campeonato é composta por duas corridas, que valem dez pontos cada uma, sendo que a primeira define o grid de largada. O primeiro piloto ganha dez pontos e o décimo, um ponto. A equipe que fizer a volta mais rápida entre as duas corridas ainda leva um ponto extra. Além de Nelsinho ter vencido as duas corridas, ele também levou o ponto extra por ter feito a volta mais rápida na segunda corrida, totalizando 21 pontos para o Brasil.
O prêmio do vencedor foi de US$ 300 mil. No total, US$ 1 milhão foram divididos entre os dez primeiros colocados.
A A1 Grand Prix, chamada de "Copa do Mundo" do automobilismo, foi idealizada pelo xeque de Dubai, Maktoum Hasher Al-Maktoum, e o objetivo é fazer uma competição entre 25 países. A próxima etapa será realizada no dia 09 de outubro, em Lausitz, Alemanha.
Os 25 países participantes da A1 são: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Irlanda, Japão, Líbano, Malásia, México, Nova Zelândia, Paquistão, Portugal, República Checa, Rússia e Suíça.

