São Paulo – O piloto Nasser Al-Attiyah, do Catar, garantiu sua segunda vitória entre os carros no Rali Dakar no último sábado (17) em Baradero, na Argentina, após manter a liderança por quase duas semanas consecutivas. Attiyah liderou a pontuação desde o início da prova e só foi ultrapassado por seu companheiro de equipe, Orlando Terranova, após sofrer uma penalidade na primeira etapa. Correndo pela equipe X-raid, o piloto catariano retomou a dianteira no dia seguinte, liderando o rali até o final.
Attiyah chegou em sexto na última etapa do rali, garantindo a vitória na pontuação geral. O piloto já vencera a prova em 2011, correndo pela Volkswagen. Este foi também o quarto ano consecutivo em que um veículo Mini da equipe X-raid venceu o Rali Dakar. As informações foram divulgadas pela Qatar News Agency (QNA), que cita o site da revista semanal britânica Autosport.
“E estou realmente feliz de ganhar este Dakar!”, disse Attiyah, segundo o site oficial do rali. “É fantástico, porque nós dominamos desde o começo e pudemos controlar tudo ao longo do rali”, destacou.
O piloto acrescentou que estava bem preparado fisicamente e mentalmente para a prova, considerada uma das mais difíceis do esporte a motor, se não a mais. “Eu quero ainda mais”, ressaltou.
O sul-africano Giniel di Villiers, da equipe Toyota, ficou em segundo lugar na classificação geral, mais de 35 minutos atrás do piloto do Catar. O polonês Krzysztof Holowczyc, que também correu com um Mini pela equipe X-raid, ficou em terceiro.
A última etapa especial do rali foi encurtada de 174 km para 34 km devido a fortes chuvas. O norte-americano Robby Gordon venceu a etapa com 31 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, o sul-africano Leeroy Poulter, e 34 segundos sobre o terceiro, o argentino Emiliano Spataro. Attiyah chegou em sexto nesta etapa, cruzando a linha de chegada 48 segundos após o líder Gordon.
Num retorno desastroso da Peugeot ao Rali Dakar, o francês Stephane Peterhansel terminou a etapa especial em 12º lugar e não ficou entre os dez primeiros colocados na classificação geral. O espanhol Marc Coma conquistou sua quinta vitória no Rali Dakar na categoria motos; Airat Mardeev, da Rússia, venceu a categoria caminhões e Rafal Sonik, da Polônia, conquistou o título na categoria quadriciclos.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum


