São Paulo – A história começa quando um rapaz desajeitado vai fotografar o Coliseu de Roma, na Itália, com uma câmera digital comum. Vendo que é impossível, tenta enquadrar o ponto turístico dando passos para trás. Ao se afastar, ele passa por vários apuros como derrubar uma mesa num restaurante e quase ser atropelado por motocicletas. Ele acaba atravessando a cidade e, de repente, se vê diante das pirâmides egípcias e percebe que andou tanto que foi parar no Cairo.
E é ali na capital Egito que ele descobre a Sony Cyber-shot e sua função "foto panorâmica", quando uma garota pede a ele para fotografá-la com os amigos diante das pirâmides e explica como isso é fácil com sua nova câmera. "O exagero e o humor foram fundamentais para que conseguíssemos reproduzir a ideia e mostrar o quanto a Cyber-shot com foto panorâmica é fundamental para não se perder os melhores momentos", conta Carlos Paschoal, gerente geral de Marketing da Sony.
A agência responsável pela campanha foi a Dentsu, com escritório em São Paulo, e Rodrigo Pesavento, da Zeppelin Filmes, de Porto Alegre, assina a direção do filme. O diretor viajou com a equipe de oito pessoas para a Itália e o Egito, onde passaram 10 dias produzindo o filme. Toda a equipe responsável pelo filme é brasileira. "Escolhemos câmeras leves e portáteis para obter uma maior liberdade de linguagem", conta Pesavento sobre o aspecto técnico da produção. "Minha ideia foi investir na combinação entre o poder visual do cenário e as possibilidades dramáticas do protagonista, um comediante divertido com grande expressão corporal", completa.
Pesavento, que já havia visitado o Egito com a família 10 anos atrás, a passeio, conta que dessa vez, como viajou a trabalho, teve a oportunidade de conhecer mais dos hábitos e descobrir outras facetas do país. "Estávamos em Roma e quando desembarcamos no Egito, o cheiro, a cor, tudo era impressionante e um outro mundo se abriu para a gente", afirma. "Só tenho coisas boas para falar da viagem. Vale muito a pena descobrir o Oriente. A gente fica viciado em viagens padrão como Paris, Londres, Nova Iorque e acaba não descobrindo a história impressionante de países fantásticos como o Egito", completa.
O diretor-executivo de atendimento da Zeppelin, Breno Castro, que também acompanhou as gravações, explica que a equipe brasileira contou com um apoio de produção local, tanto em Roma quando no Cairo, muito profissional e competente. "Eles cuidaram de todo o apoio logístico como transporte, alimentação, liberações, figuração local, figurinos", disse.
O filme conta com a peculiaridade de ter sido quase todo gravado com as câmeras Cyber-shots. Além da própria câmera digital anunciada no filme, foram utilizadas duas outras câmeras Sony mais sofisticadas. "A qualidade das imagens, até mesmo com pouca luz, dispensa o uso de alguns equipamentos e demanda uma equipe menor que as tradicionais produções, seja no cinema ou na publicidade. Isso permitiu que a filmagem acontecesse nas próprias locações escolhidas, já que o trabalho em estúdio exigiria uma grande pós-produção para criar toda a ambientação do filme", explica Felipe Cama, diretor de Criação da Dentsu.
De acordo com a Sony, a nova câmera é a primeira compacta do mundo que, com apenas um clique, capta e combina automaticamente uma sequência de imagens em alta velocidade (até 100 frames numa única foto) num ângulo a partir de 180º, produzindo fotos panorâmicas.
O filme terá veiculação nacional em TV e cinema. Haverá também ações de merchandising em programas de TV, anúncios em revista, ações promocionais nos principais shoppings da cidade e campanha online.
Assista ao comercial no site da Zeppelin acessando o link:
http://www.zeppelin.com.br/site/main.php?secao=&idioma=

