São Paulo – A IndusParquet, fabricante de pisos de madeira maciça do interior paulista, exporta para o mercado árabe e pretende expandir suas vendas na região no próximo ano. A indústria, que é líder no segmento na América Latina e líder mundial quando se trata de madeira tropical, planeja estabelecer um novo centro de distribuição na Europa, o que deve facilitar também a venda de produtos para o mundo árabe.
As informações são do gerente comercial de exportações da IndusParquet, Marcos Ducatti. De acordo com ele, entre os árabes o maior comprador é o Egito. O importador egípcio não compra constantemente, mas quando o faz são volumes grandes, explica Ducatti. Além dos egípcios, no entanto, a empresa já chegou a vender, mas uma ou outra vez apenas, para Marrocos, Líbano, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Arábia Saudita.
A IndusParquet é conhecida por ter seus produtos presentes em locais famosos, como a Casa Santa Marta, hospedagem de cardeais no Vaticano, lojas de produtos da Apple no Brasil, o Projac, centro de gravações da Rede Globo, o resort de luxo Llao Llao, de Bariloche, o hotel de luxo Mandarim, no Marrocos, entre outros. Para o Egito, conta Ducatti, os produtos mais vendidos são os de maior padrão, totalmente de madeira maciça.
A IndusParquet fabrica pisos de madeira, decks e revestimentos como lambril. A produção é dividida em madeira maciça e estruturados, sendo que neste último estão os pisos multiestrato, sobras de madeira maciça revestidas por uma lamela de madeira maciça, os multiestruturados, com compensado embaixo e lamela de madeira maciça em cima, e os multilaminados, compensados com lâmina de madeira maciça superior.
A indústria atende mais de 30 países e os seus principais mercados lá fora são Estados Unidos, seguidos de América Latina. As exportações, relata Ducatti, representam entre 30% e 40% do total produzido. O executivo acredita que não haverá aumento de exportação neste ano, mas espera uma elevação em 2013. O plano, para isso, é entrar em novos mercados, incluindo os países do mundo árabe.
A Alemanha também é um dos focos para 2013. Ducatti conta que a empresa já utiliza dois centros de distribuição na Europa, que são de seus parceiros na França e na Itália, e deve abrir um novo centro na Alemanha. Ainda não está definido, no entanto, se será uma estrutura própria ou de algum possível parceiro, mas essa unidade deve facilitar o comércio com os árabes. “Os clientes não precisam comprar em grande volume”, diz.
A IndusParquet tem duas fábricas na cidade de Tietê e uma em Curitiba, no Paraná. Esta última foi comprada há cerca de um ano e meio e lá são feitos os produtos multiestruturados e multilaminados. Já que estes produtos tem um custo menor do que os de madeira 100% maciça, a medida foi tomada para que a empresa pudesse atender todos os nichos. Ducatti diz que a procura por estes artigos é uma tendência.
A madeira usada na fabricação dos pisos e revestimentos é comprada de terceiros, vinda de manejo florestal e com aprovação do Instituto Brasileiros do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A IndusParquet também tem a certificação internacional FSC, um dos selos verdes mais reconhecidos do mundo.
A indústria comprou uma área com plantio de eucaliptos em São Paulo, na qual deve começar fazer corte para serraria em sete ou oito anos. O eucalipto, no entanto, não é a matéria-prima principal da empresa e é usado apenas para fazer compensados e outros tipos de produtos similares. A principal madeira usada é a tropical, de árvores como Jatobá, Perobinha, Sucupira, Ipê, Cumaru, entre outras.
A IndusParquet foi fundada em 1970 pelos então jovens José Antônio Baggio e Luiz Francisco Uliana. Eles começaram as atividades apenas com um funcionário, mas a empresa teve expansão rápida e em 1982 já começava a exportar. Atualmente a indústria tem 600 funcionários e, além das fábricas, mantém cinco lojas em São Paulo. Ela também tem programas sociais, principalmente de auxílio a jovens e crianças carentes, e investe em pesquisas na área de madeira.
Contato:
IndusParquet
Telefone: +55 (15) 3285-5000
Site: www.indusparquet.com.br

