Da redação
São Paulo – A Embraer anunciou hoje a aprovação do Plano de Manutenção Programada (Scheduled Maintenance Plan) do Embraer 170, aeronave que faz parte de uma nova família de aviões desenvolvida pela empresa.
O plano foi aprovado pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA), o Federal Aviation Administration (FAA) e a Joint Aviation Authorities (JAA), que são, respectivamente, autoridades certificadoras do Brasil, Estados Unidos e Europa.
A aprovação do Maintenance Review Board Report (MRBR), documento que contém o Plano de Manutenção Programada da aeronave, foi concluída pelas três autoridades no início de janeiro. O documento permite que as companhias aéreas tenham um programa básico de manutenção que lhes autorize a operar o Embraer 170, assegurando a aeronavegabilidade continuada da aeronave.
"Trata-se de um passo importante para permitir a entrada em serviço da aeronave", disse o vice-presidente de engenharia e desenvolvimento de novos produtos da Embraer, Luís Carlos Affonso, de acordo com nota distribuída pela empresa.
O Embraer 170 recebeu a certificação de tipo provisória do CTA e do FAA no final de 2003. A certificação definitiva da aeronave deve ocorrer em fevereiro de 2004.