São Paulo – O designer Karim Rashid (foto acima) revelou detalhes de sua escolha pelo plástico como o principal material de trabalho. O egípcio falou durante o World Plastic Connection Summit, nesta quarta-feira (03), com a palestra “O futuro do design e das cores no novo mundo”. O evento é iniciativa do Think Plastic Brazil, uma parceria entre o Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Com mais de 4000 designs em produção e trabalhos espalhados por mais de 40 países, Rashid tem em um pequeno rádio laranja um das primeiros produtos que o encantaram. “Trabalho com plástico há muitos anos. Lembro de, quando eu era criança, ver tantos produtos [neste material] que achava interessante. E ouvia músicas todas as noites neste rádio laranja de plástico”, lembra o designer.
Para ele, a chegada do material ao mercado agilizou a produção de equipamentos. Além de mais rapidez no processo, a consistência do plástico também é um atrativo para o designer. “Não desenhamos para ficar bonito na fotografia, mas para as pessoas poderem usar. Desenhamos as coisas para que haja interação na vida diária. É isso que me motivou, fazer objetos macios como só os polímeros poderiam”, disse.
Em sua palestra, o designer apontou a mudança de comportamento e experiência que a indústria de polímero gerou ao longo dos anos. “Ela trouxe uma quantidade fenomenal de facilidades”, afirmou ele.
Rashid acredita que apesar das críticas sobre a sustentabilidade do material, o plástico tem tornado os bens mais democráticos, por seu custo mais baixo e maior durabilidade. “Há uma discussão um pouco confusa a respeito do que são os polímeros. Acho que é meu papel aqui advogar pelo polímero. Mas, claro, isso depende. Precisamos ser inteligentes e usar os corretos. Eles têm melhorado muito com os bioplásticos, por exemplo. Acho que estamos indo na direção certa”, concluiu o designer.
O evento World Plastic Connection Summit acontece até o dia 06 de novembro. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira é parceira para divulgação nos países árabes. É possível conferir mais detalhes no site do evento.